Escassez de táxis na rota Via Expressa/Patriota preocupa populares
Cidadãos que trabalham na zona do Patriota, Município do Talatona, estão preocupados com uma possível escassez de táxis na rota Via Expressa – Patriota e vice-versa.
Em declarações esta sexta-feira, 02, Feliciano Guerra disse que algumas viaturas que circulam no referido troço, não estão licenciadas para o exercício de táxi, e com a subida da gasolina, a probabilidade da escassez de transporte será maior.
Julieta Emaculada vive no Zango 3 e trabalha no Patriota. Para ela, é urgente que se ponha em circulação um ou dois autocarros na rota via Espressa/Patriota, para facilitar os cidadãos que frequentam aquela rota.
Já o presidente da Associação dos taxistas, Francisco Paciência, alerta que só terão acesso ao cartão de abastecimento proprietários de viaturas licenciadas para o serviço de táxi.
Durante conferência de imprensa realizada ontem, no CIAM, o Governo garantiu que os taxistas e mototaxistas, que neste momento estão a ser licenciados, terão um cartão de consumo de combustível para acautelar o impacto nos preços das corridas de transporte público intermunicipais e inter-urbanos, utilizados pela maioria da população.
Com o cartão, esses profissionais terão um desconto no preço do combustível em cada abastecimento efectuado. Com isso, o Governo espera que “a tarifa do táxi vai se manter por que o aumento do preço não será sentido pelos taxistas, pois o estado vai continuar a suportar essa diferença”, assegurou o Secretário de Estado para os Transportes Terrestres.
Por: Correio Kianda