UNITA exorta militantes da JURA a respeitarem estatutos do partido
O secretário provincial da UNITA no Cuando Cubango, Joaquim Sapondo, exortou, sábado, na cidade de Menongue, os militantes da JURA a continuarem a demonstrar capacidade crítica, construtiva, disciplina, espírito de militância e respeito pelos estatutos do partido durante o exercício das suas actividades.
Joaquim Sapondo fez esta exortação na abertura de uma reunião que teve como objectivo eleger 24 delegados ao V Congresso Nacional da organização juvenil da UNITA, a realizar-se a 17 de Março, em Luanda.
Para o político, o foco principal do órgão deliberativo não deve ser a disputa de candidatos ao cadeirão máximo da JURA, mas o debate de ideias e estratégias, de forma a adequar a conduta dos militantes ao contexto dos novos tempos e desafios.
Acrescentou que o confronto de ideias, o princípio de crítica e autocrítica devem ser para uma actuação que corresponda às expectativas da camada juvenil.
Joaquim Sapondo apontou a necessidade dos militantes da JURA continuarem a dar o seu contributo na vida do partido, económica e social do país, realçando que, 49 anos depois da sua criação, o braço juvenil da UNITA realizará em Março deste ano o V Congresso Ordinário para avaliar o mandato das estruturas da organização.
“O debate de ideias deve assentar nos princípios políticos e ideológicos do partido. Assim como assentes na dignidade do angolano, patriotismo, democracia, liberdade e justiça social”, disse, acrescentando que, com o comprometimento e cumprimento das premissas, estarão mais habilitados para servir os angolanos.
O certame decorreu na sala de reuniões do Comité Provincial da UNITA no Cuando Cubango, durante dois dias, e contou com 150 conferencistas, afectos à JURA, dos nove municípios do Cuando Cubango, que prevêm ainda eleger alguns membros para o Comité Nacional da Juventude Unida Revolucionária de Angola.