ECONOMIANACIONALPOLÍTICASOCIEDADE

Factos!

Angola está mais democrática, tem mais liberdade e percorre um caminho difícil de reforma do Estado, da economia e da justiça.

Quem ouvir a propaganda divulgada pelos porta-vozes do antigamente, seja a UNITA reconvertida santista, os activistas avençados, a imprensa portuguesa comprada ou os imbecis úteis que aparecem nestas alturas, ficará espantado com a recente publicação do Índice Ibrahim Mo de Governação Africana (IIAG) 2022. Angola subiu para o 40.º lugar do Índice, mostrando sinais de progresso crescente, de acordo com um relatório hoje publicado. O país africano continua a evoluir positivamente nas quatro categorias: “Segurança e Estado de direito”, “Participação, direitos e inclusão”, “Bases para as oportunidades económicas” e “Desenvolvimento humano”. A substituição do presidente José Eduardo dos Santos, que esteve no poder 39 anos, por João Lourenço contribuiu significativamente para uma melhoria em termos de transparência e responsabilização, refere o índice elaborado pela Fundação Mo Ibrahim.

A verdade é esta mesmo. O país está a evoluir. Por isso, se ouvem mais críticas a João Lourenço, como nunca foi admissível no tempo de Dos Santos, por isso, há mais greves, por isso, há mais discussão política. Tudo isto é sinónimo de abertura democrática, de implantação paulatina do Estado de Direito.

No entanto, não se confunda mais liberdade e abertura com anarquia ou subversão. O maior espaço de liberdade implica uma mais rigorosa aplicação da lei, para estabelecer limites que evitem a desagregação do Estado e a ocupação do terreno por forças obscuras.

É este o apelo que deixamos às autoridades, mais liberdade só é possível com mais lei. Com punição efectiva dos criminosos e de todos aqueles que aproveitam a tolerância para serem intolerantes.

Não podemos deixar cair o país na anarquia, nem permitir que líderes da oposição ou palhaços de circo coloquem em causa as instituições.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading