Implementada medidas para diminuir dívida pública
Angola tem como meta para os próximos anos atingir um rácio da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), inferior a 60 por cento, tal como foi recomendado pela resolução 05 da 51ª Sessão Plenária do Fórum Parlamentar de Julho, no Malawi.
A informação foi avançada pela presidente da Assembleia Nacional, terça-feira, em Kinshasa, na apresentação do memorando sobre as medidas de implementação em Angola das resoluções aprovadas no Fórum anterior.
Carolina Cerqueira disse que as políticas e reformas macroeconómicas implementadas pelo Estado angolano têm permitido inverter a trajectória do aumento da dívida pública, tendo o stock da dívida em relação ao PIB passado de 121 por cento, em 2020, para 84 por cento em 2021.
Ressaltou que a dívida de Angola em dólares americanos registou uma significativa diminuição em apenas quatro anos e reduziu, de igual modo, o stock da dívida pública garantida com o petróleo, destacando-se o pagamento antecipado da dívida pública a favor de alguns países.
Quanto à mobilização de recursos internos para o controlo da dívida pública, Carolina Cerqueira disse que Angola prevê captar recursos com maior equilíbrio entre as fontes de financiamento interno e externo, sendo que o grande foco está no mercado nacional, por via da dívida titulada, obrigações do tesouro e bilhetes de tesouro, este último na ordem de 30 por cento de captação.
Fonte:Jornal de Angola