Conheça Esperança da Costa, a Vice-Presidente da República

Entrando para a história do nosso país como uma medida ousada do Presidente João Lourenço, que ao longo do seu primeiro mandato pautou pela valorização da mulher angolana, tendo nomeado algumas para cargos de destaques no país, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, foi investida, em acto presidido pela juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, na passada quinta-feira, 15 de Setembro de 2022.

Eleita pela lista do MPLA, Esperança da Costa é a primeira mulher a assumir o cargo, desde a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.

Eis o perfil da Vice-Presidente 

Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa nasceu em Luanda e estudou biologia na Universidade Agostinho Neto, onde se licenciou em 1985. 

Doutorada em Fitoecologia, pela Universidade Técnica de Lisboa, tem o mestrado em Produtividade Vegetal, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Entre 1997-2002 foi vice-directora para os Assuntos Científicos e coordenadora nacional da Rede de Estudos de Biodiversidade (SABONETE) da SADC, ponto focal para África Austral da Rede Internacional de Ciências (IFS), entre outros cargos.

De 2020 até a presente data, exerceu o cargo de secretária de Estado para as Pescas.

Entre 2010 e 2020, foi directora do Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto, enquanto no período de 2007-2010 exerceu o cargo de directora Nacional da Expansão do Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior.

Do seu currículo consta, ainda, o cargo de vice-reitora para a Expansão Universitária da Universidade Agostinho Neto – UAN (2002-2007) e é fundadora do Centro de Botânica da UAN.

Membro do Comité Central do MPLA, desde 2019, Esperança da Costa passou pelas diversas estruturas do partido, nomeadamente a Organização da Mulher Angolana (OMA) e Juventude do MPLA (JMPLA).

Fonte: ANGOP

Deixe uma resposta

%d