ELEIÇÕES: Sondagens internacionais apresentadas pela CNN PORTUGAL dão vitória ao MPLA no dia 24 de Agosto
Analistas políticos internacionais foram convidados a comentar sobre o gráfico apresentado (resultados das sondagens) e afirmam não haver dúvidas sobre a superioridade do MPLA em Angola, destacando a previsibilidade quanto às sondagens apresentadas pela CNN PORTUGAL em relação às eleições gerais agendadas para o dia 24 de Agosto.
O canal de notícias CNN PORTUGAL divulgou recentemente os resultados das sondagens internacionais que têm sido realizadas em torno das eleições gerais em Angola, agendadas para o dia 24 do corrente mês. De acordo com os analistas políticos que foram convidados a comentar sobre o resultados apresentados, predominou a ideia de que “nunca houve dúvida sobre a vitória do MPLA, que consideram estar num nível estrutural acima dos outros partidos, comparando a sua organização, bem como o número de militantes e simpatizantes em relação aos adversários”, que do ponto de vista dos analistas, “ainda encontram dificuldades em resolver pequenos problemas administrativos dos respectivos partidos“, sublinhando que o exercício do dia 24 de Agosto será apenas para a consolidação dos números, uma vez que, desde a organização das pré-campanhas, ficou visível a força de cada concorrente.
Uma pesquisa realizada pela empresa brasileira (POB), aponta que numa disputa directa entre MPLA e a UNITA, o partido dos ‘camaradas’ venceria folgadamente o seu opositor político com 62% dos votos (contra os 33% da UNITA), caso as eleições fossem realizadas hoje. POB Brasil é uma das maiores plataformas de opinião e pesquisa, com foco em diversas áreas, como política e social a nível mundial, e tem dado indicativos muito eficazes relativamente às eleições realizadas em vários países. De acordo com o histórico dos estudos feitos sobre a referida empresa, o grau de confiança das sondagens realizadas pela POB BRASIL é de 95%, com uma margem de erro máxima prevista 3%.
As pesquisas da empresa POB abrangem países em desenvolvimento e emergentes. A principal actividade é realizar sondagens de natureza política e produzir estudos de opinião, que visem contribuir para a melhoria das governações.
De acordo com a CNN PORTUGAL, houve uma outra sondagem, desta vez realizada pela AngoPolls para o CEDESA (entidade internacional dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola), entre os dias 15 e 20 de Julho de 2022, que também dão vitória ao MPLA, com 59% dos votos, contra os mesmos 33% da UNITA. Os outros partidos, incluindo os votos brancos e nulos, perfazem 8 por cento.
O universo alvo das sondagens é composto pelos eleitores residentes em Angola. Os inquiridos foram seleccionados aleatoriamente, tendo estes sido previamente informados sobre o objectivo do estudo, e demonstraram vontade de participar.
A estimativa foi calculada de acordo com as intenções directas de voto em cada partido em relação à totalidade dos votos expressos, com excepção dos não respondentes e abstencionistas.
A referida empresa (Angopolls) é especializada na matéria (eleições) a nível nacional e internacional, sendo a mesma dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola. A Angopolls é composta por profissionais angolanos, brasileiros e portugueses. As operações da organização abrangem países em desenvolvimento e emergentes.
De acordo com as análises apresentadas ao canal CNN PORTUGAL, por especialistas portugueses em políticas internacionais, a vitória do MPLA é certa, porém, consideram apenas necessário aguardar pelos números definitivos que determinarão a margem diferencial para com o principal adversário (UNITA), que prematuramente “activou” o discurso de fraude visando contestar os resultados eleitoras, uma vez que entendem que internamente (na UNITA) haja consenso sobre alta probabilidade de derrota no pleito do dia 24 de Agosto.