ECONOMIA

Kwanza valoriza 23% em relação ao dólar no final de Março

A moeda nacional, Kwanza, valorizou-se 23% face à moeda norte-americana, com o dólar a custar 449,80 kwanzas, no final de Março, quando a 1 de Janeiro valia 554,90 kwanzas.

Segundo uma análise feita pela Agência Lusa aos câmbios oficiais do Kwanza, a moeda angolana tem conhecido uma valorização consistente, desde o início do ano. Segundo a agência, tal recuperação tem sido impulsionada pela subida dos preços do petróleo e tem motivado diversas implicações positivas nos indicadores económicos do país.

Numa entrevista à agência de informação financeira Bloomberg e, em meados de Março, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, admitiu que o valor actual, a rondar os 450 kwanzas por dólar, “está equilibrado; temos estado a assistir a um aumento na confiança na moeda, gerando consideráveis ganhos para o Kwanza”.

O governador confirmou que o equilíbrio do Kwanza tinha sido reposto, ao se referir à diferença que existia entre a cotação da moeda no mercado formal e no informal, com diferença que podia ir até 150%, “mas que agora está praticamente anulada”.

Por: Angola Hoje

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading