POLÍTICA

Angola e Congo reforçam amizade e cooperação

As Repúblicas de Angola e do Congo reforçaram, em Brazzaville, os laços de amizade e de cooperação bilateral, nos mais variados domínios, com particular destaque na questão da realização da próxima Comissão Mista entre os dois países.

Para tal, os ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o dos Negócios Estrangeiros, da Francofonia e dos Congoleses no Exterior, Jean-Claude Gakosso, reuniram-se ontem, à margem da 20ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores refere que, no campo multilateral, os dois governantes abordaram os resultados alcançados pela Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), durante a Presidência em Exercício da República do Congo. No encontro, os dois ministros reafirmaram, também, a vontade de ambos os países em continuar a contribuir na execução da reforma da CEEAC, por forma a tornar mais efectivo o ideal da integração económica regional, em prol do bem-estar e prosperidade da população comunitária.
É uma organização sub-regional da África Central criada em Libreville (Gabão), em Dezembro de 1981. Tornou-se operacional em 1985, e tem como objectivo promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase na estabilidade económica e melhoria da qualidade de vida.
Sediada em Libreville, a comunidade é composta por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo e Rwanda.

Por: JA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading