Serviço de levantamento em TPA está disponível

Os comerciantes podem aderir às operações de desconto de numerário em terminais de pagamento automático (TPA), declarou, quarta-feira (03), o Banco Nacional de Angola (BNA), num comunicado em que declara que seis bancos comerciais começaram a prestar o serviço que vai envolver cerca de 80 por cento do parque de TPA do país.

Num comunicado divulgado na sua página electrónica, o BNA indica que seis bancos comerciais começaram a prestar o serviço, apontando os bancos de Comércio e Indústria (BCI), Angolano de Investimentos (BAI), Yetu, de Investimento Rural (BIR), Comercial do Sul (BCS) e de Negócios Internacional (BNI).

De acordo com o documento, nos próximos dias, cinco outros bancos juntam-se a essas operações, com o que o serviço passa a envolver 80 por cento do parque de TPA do país.

Os comerciantes podem aderir ao serviço de disponibilização de numerário em TPA, pela celebração de um contrato de aceitação com um banco comercial, onde, entre outras, obriga as partes a assegurarem a autenticidade das notas entregues aos clientes e a sua qualidade.

A disponibilização de informação suficiente para detecção de notas falsas e a garantia de verificação da autenticidade das notas por parte dos comerciantes são outras obrigações a que os comerciantes estão sujeitos.

A 14 de Setembro, o BNA emitiu o Instrutivo nº 12/2021, a estabelecer regras para o levantamento de dinheiro em TPA, apontando três tipos de operações, nomeadamente, a compra com levantamento, levantamento com cartão em TPA e levantamento sem cartão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: