Acidentes de viação causaram seis mortes em Luanda no final de semana
Os 21 acidentes de viação registados durante o final de semana, em Luanda, causaram seis mortes, ferimentos a 27 cidadãos e danos materiais avaliados em mais de quatro milhões de kwanzas.
Os dados foram tornados públicos, ontem, pelo porta-voz da Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente Nestor Goubel, acrescentando que os acidentes foram causados por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.
Segundo Nestor Goubel, no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas dez viaturas, dez motorizadas e aplicadas 433 multas, por diversas infracções ao Código de Estrada.
Entre as multas, explicou, 29 foram aplicadas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, 46 por não uso do cinto de segurança e 74 por paragem em locais proibidos.
Nestor Goubel deu a conhecer que, durante o período em análise, foram detidos 86 automobilistas, com idades compreendidas entre 24 e 52 anos, por condução em estado de embriaguez, que, nas próximas horas, serão encaminhados a tribunal para julgamento sumário.
A Polícia Nacional montou, durante o final de semana, 12 barreiras de contenção de velocidade e acalmia do tráfego, com o uso de radares e outros meios técnicos, nas avenidas Fidel Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, 21 de Janeiro e na Estrada Nacional nº100, sentido Cabo Ledo.
O porta-voz da Polícia em Luanda disse que foram apreendidas oito armas de fogo, sendo cinco do tipo metralhadora AKM e três pistolas, bem como detidos 153 indivíduos, sob suspeita de envolvimento em vários crimes.
A Polícia Nacional recuperou, durante o final de semana, uma viatura de marca Toyota, modelo Hilux, aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, que estavam em posse dos detidos.
As 12 micro-operações realizadas em todos os nove municípios da província de Luanda, referiu, permitiram esclarecer 56 crimes, com realce para um caso de homicídio qualificado e 29 de furtos e roubos em residências e na via pública, tendo sido detidos 72 indivíduos.
O Serviço de Emergência Policial registou 243 solicitações nos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Luanda, que mereceram intervenção das Forças da Ordem Pública.
Serviço de Bombeiros
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, durante o final de semana, 13 mortes, segundo o porta-voz da instituição.
O superintendente Félix Domingos explicou que nove mortes foram causadas, presumivelmente, por afogamento, três por acidente de viação e uma por queimadura. Quatro mortes por afogamento registaram-se em Luanda e as restantes no Bié, Cunene, Zaire e Cabinda. Os quatro acidentes de viação ocorreram em Malanje, Cuando Cubango, Lunda-Norte e Cuanza-Norte.
Dos 17 feridos, 14 foram por acidentes de viação, dois por agressão física e um por queda.
Foram, ainda, registados 20 casos de extinção de incêndios, dos quais seis na Huíla, três no Cuando Cubango, dois no Bié, dois em Luanda e os restantes no Namibe, Huambo, Bengo, Malanje, Cuanza-Norte, Cabinda e Cunene.
Houve ainda o registo de seis desbloqueios de portas de residências, sendo cinco em Luanda e um em Benguela, bem como neutralização de derrames de combustível nas províncias de Cabinda e Namibe e de duas invasões de abelhas em Cabinda.
Félix Domingos deu a conhecer que foram realizados 145 serviços de socorro e 95 atendimentos pré-hospitalares, que culminaram com evacuações de pacientes para diferentes unidades sanitárias.
Por: JA