SOCIEDADE

Polícia desmantela 17 focos de garimpo de diamantes

A Polícia Nacional desmantelou, em 2022, 17 focos de garimpo de diamantes na província da Lunda Norte, numa acção coordenada com outros órgãos de defesa e segurança, no âmbito da “Operação Transparência”, em curso desde 2018.

A informação foi prestada terça-feira,  pelo comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte,  Gerson Miguel, durante o acto das celebrações do 47º aniversário da corporação,  sublinhando que foram apreendidas nesta operação,  8.622 pedras de diamantes de diversos quilates.

Disse que foram igualmente apreendidos sete milhões,  300 mil e 580 kwanzas, 50 mil e 151 dólares norte-americanos,  bem como 8 mil 503 franco (moeda da República Democrática do Congo).

A operação,  prosseguiu, resultou também,  na detecção e repatriamento de 37 mil, 832 imigrantes da República Democrática do Congo (RDC)  acompanhadas de 424 crianças.  

No mesmo período , 3.832 cidadãos angolanos foram impedido de sair do país para a RDC.

O oficial assegurou que este ano, a corporação vai intensificar as acções de fiscalização,  para continuar a combater os focos de garimpo e a imigração ilegal, uma missão que espera contar com o apoio da população.

Acrescentou que o combate ao contrabando de combustível e de outras mercadorias,  bem como o auxílio à imigração ilegal, será rigoros. CMC/HD

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading