GERAL

SIC detém funcionários do Tribunal do Bié e uma cidadã por suspeita de tráfico de humanos

Dois funcionários do Tribunal Provincial de Comarca do Bié e uma cidadã nacional foram detidos, na cidade do Cuito, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), sob suspeita de envolvimento no crime de associação criminosa, falsificação de documentos e tráfico de seres humanos.

Segundo o SIC, os implicados foram detidos quando de forma fraudulenta, tentaram ajudar uma cidadã nacional na adopção de quatro menores, com idades compreendidas entre os seis e 12 anos, que e seguida seriam levados para Portugal.

Entre os detidos, cujas identidades não foram avançadas, estão um oficial de diligência de 33 anos e um ajudante de escrivão de 38, que em Maio de 2022, ajudaram a cidadã nacional Lourdes Generosa Correia na obtenção de uma certidão de sentença falsa junto do Tribunal de Comarca do Bié, a conferia direitos de adopção dos quatro menores.

Posteriormente a cidadã nacional em causa deu entrada da documentação junto do Consulado de Portugal, para obtenção de visto de entrada naquele país, tendo aquela instituição portuguesa detectado indícios de falsificação na documentação e contactou o SIC.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading