Empresários dos EAU com interesse em investir em Angola

Um grupo de empresários dos Emirados Árabes Unidos (EAU) manifestaram, esta segunda-feira, interesse em investir em Angola, particularmente no domínio da indústria agro-alimentar, do turismo e hotelaria.

Segundo a Angência Angola Press, o desejo foi declarado ao embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola naquele país do Médio Oriente, Albino Malungo, que manteve encontros com os empresários à margem da cerimónia de abertura da Exposição Internacional de Caça e Hipismo de Abu Dhabi.

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola nos EAU citada pela ANGOP, o diplomata angolano considerou proveitoso o encontro mantido com os investidores, por permitir trocas de experiência e estabelecer contactos com os empresários.

Até Maio de 2022, os Emirados Árabes Unidos lideravam o top 10 do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Angola, com 351,7 milhões de dólares norte-americanos.

Num universo de 48 países que investem em Angola, com 234 projectos avaliados em 2,7 mil milhões de dólares, a seguir ao EAU vinha o Reino Unido, com 283,1 milhões de dólares norte-americanos (8 projectos em execução de 2018 a Março de 2022).

De acordo com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações e Importações (AIPEX), no período em análise, a  China seguia na terceira posição, com um investimento de 225 milhões de dólares (24 projectos em implementação).

Entre outros sectores, os EAU investem em Angola nas áreas da agricultura, concretamente na montagem de tractores e alfaias, e também montagem de telefones.

Por: CK

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: