Destacado contributo da IGAE no combate à corrupção

O inspector-geral da Administração Geral do Estado destacou, na cidade do Huambo, o “visível contributo” desta instituição no combate à corrupção, pela transparência e integridade pública no país.

Sebastião Gunza, que discursava na sexta-feira, no encerramento do Conselho Consultivo da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), indicou que a instituição vai continuar a prestar uma especial atenção ao processo de contratações públicas, com vista a mitigar as violações contra os princípios da transparência e concorrência, com base nas quais é mais frequente ocorrer o enriquecimento ilícito dos gestores ou terceiros.

No domínio da contratação pública, referiu, a IGAE também vai intensificar a fiscalização, para assegurar que os bens e serviços recepcionados sejam, efectivamente, os mesmos facturados ou contratualizados.

A nível das empresas públicas, acrescentou, a atenção da instituição vai no sentido de assegurar que os administradores públicos não utilizem de modo abusivo e ilegal as receitas do Estado.

O inspector-geral da Administração do Estado falou ainda das acções inspectivas e pedagógicas promovidas pela instituição para a elevação dos níveis de transparência e integridade públicas no país, bem como dos processos de desconcentração e descentralização administrativa, com vista a intensificar as acções de fiscalização aos órgãos locais, para expurgar do seu seio os gestores corruptos.

“Vamos actuar de forma incisiva para garantir que as políticas públicas sejam executadas e se reflictam na vida das populações”, declarou Sebastião Gunza.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: