POLÍTICA

UNITA lidera petição da oposição de AKZ três mil milhões ao Presidente da República para campanha eleitoral

Os partidos políticos na oposição em Angola estão a realizar uma petição, através da qual pedem ao Presidente da República, João Lourenço, atravês qual pedem que lhes sejam dados cerca de três mil milhões de Kwanzas para a campanha eleitoral visando o pleito de Agosto próximo. Foi revelada que a UNITA, maior partido na oposição, lidera a subscrição.  

De acordo com uma fonte fidedigna ligada a um dos partidos políticos na oposição, que subscreveu a assinatura, a UNITA está a liderar uma campanha de recolha de assinatura das forças políticas do país, nomeadamente UNITA, FNLA, PRS, coligação CASA-CE e APN, com objectivo de remeterem ao presidente da República e do MPLA, João Lourenço, solicitando um montante de mais de três bilhões de kwanzas para ser atribuído aos partidos que poderão participar as eleições gerais de Agosto próximo.
A nossa fonte junto deste partido, fez saber que até antes da primeira quinzena de Abril, já estavam subscritas três formações política, nomeadamente a UNITA, CASA-CE e a APN, faltando na altura os partidos políticos FNLA e o PRS, que manifestaram também vontade de subscreverem ao pedido liderado pelo Galo Negro.
De acordo com o mesmo, a intenção da UNITA visa pedir ao Chefe de Estado um financiamento de cerca de três bilhões de Kwanzas, para que cada partido e coligação de partidos, potenciais concorrente às eleições gerais previstas para mês de Agosto deste ano, tenham condições de competir em pé de igualdade com o ‘partido-Estado’ (MPLA).

De recordar na última eleição realizada no país de 2017, o Estado Angolano, deu para cada partido e coligação concorrente, um financiamento no valor de um bilhão e quarenta milhões de Kwanzas.

Por outro lado, a CNE após eleição daquele ano, revelou que os partidos e coligação de partidos tiveram problemas em relação à gestão das finanças.
O financiamento dos partidos políticos em Angola é regulado por dois diplomas.  A lei nº 10/12, de 22 de Março, Lei de Financiamento dos Partidos Políticos, que contém disposições mais genéricas sobre a matéria, e a lei nº. 36/11, de 21 de Dezembro, Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais (LOEG), com disposições específicas sobre o financiamento da campanha eleitoral.
Contacto com o Secretário Geral da UNITA, Álvaro Daniel Chikwamanga, não surtiu efeitos, pois aquele responsável político não atendeu às ligações telefónicas da fonte.

Por: CK

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading