Município do Soyo no Zaire, ganhou Terminal Fluvial de Passageiros.

Foi inaugurado nesta terça-feira, 19, o Terminal Fluvial de passageiros e cargas do Soyo, na Zaire, atravês do qual se iniciam as viagens do projecto de Cabotagem norte, entre as províncias do Zaire e de Cabinda. O corte de fita foi feito pelo ministro dos Transportes, Ricardo d´Abreu, que chefiou uma delegação que integra ainda o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, bem como do presidente do conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosa.

Nas suas palavras circunstanciais, o ministro Ricardo Viegas D´Abreu referiu que “com essa inauguração, estaremos a colocar a província de Cabinda mais próximo do continente, e dizer também que a província do Zaire que coloca como parceiro fundamental para a província de Cabinda”. O ministro disse ainda que é programa do governo angolano, minimizar as dificuldades que as populações da Cabinda enfrentam, para ligar-se ao resto do país, por causa da sua descontinuidade geográfica.

O governador da provincia do Zaíre, Pedro Makita, disse que com a inauguração da infraestrutura, “os angolanos que habitam na província de Cabinda e demais províncias” do país, ficam para trás, as perdas de vidas humana, no rio Zaire, por se fazerem transportar meios não “formais” para a ligação marítimo-fluvial entre as duas províncias.

A nova infraestrutura, avançou o governador, vai propiciar a ligação segura, confortável entre o Soyo, município do Zaire e Cabinda.

“Quem conhece o Soyo e Cabinda sabe, e reputa de muito importante, essa acção que aqui estamos a testemunhar”, referiu.

Pedro Makita Júlia disse, digirindo-se aos investidores nacionais e estrangeiros, que o Terminal ora inaugurado vai proporcionar condições para a prática do turismo entre as províncias da região norte e contribuir para o crescimento da economia do país, tenho apelado a todos, a necessidade da preservação da infraestrutura, para que dure “até as gerações vindouras”.

O Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo, hoje inaugurado ocupa uma área de 30 mil metros quadrados. O seu canal, sobre o canal do rio Zaire tem uma profundidade que varia entre os 5 e 9 metros e um cais de 200 metros. Situado no bairro Maria, possui três rampas e um edifício com três salas, de embarque, desembarque e uma executiva.

Está equipado com sistema de comunicação terra/navio e video-vigilância, sistema de tratamento de água.

Por: CK

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: