GERAL

Mulher é curada do vírus da SIDA após tratamento inovador

Uma mulher foi considerada curada do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que causa a SIDA, pela primeira vez, com recurso a um tratamento com sangue do cordão umbilical. A descoberta abre a possibilidade de curar mais pessoas, sobretudo de diferentes origens étnicas.

De acordo com o SIC Notícias, que cita o jornal New York Times, a mulher foi diagnosticada com VIH em Junho de 2013. Quase quatro anos depois, chegou o diagnóstico de leucemia.

Num método de transplante inovador, utilizado por investigadores norte-americanos, a mulher recebeu sangue do cordão umbilical de um dador parcialmente compatível, em detrimento da prática mais comum que passa por encontrar um dador de medula óssea de etnia semelhante.

O sangue do cordão umbilical existe em maior quantidade que as células estaminais. Além disso, é mais fácil encontrar correspondência entre dadores.

A doente recebeu, também, sangue de um familiar para estimular o sistema imunológico, durante aproximadamente seis semanas, até que as células do sangue do cordão umbilical se tornassem dominantes.

Segundo a mesma fonte, a maioria dos dadores são caucasianos, o que significa que uma correspondência parcial pode curar mais pessoas que têm cancro e VIH.

A mulher, que deixou o hospital 17 dias depois da cirurgia, é a terceira pessoa – a única mulher – a ser considerada curada do VIH. Mais de 14 meses depois, ainda não há vestígios do vírus no sangue.

Outras duas pessoas já foram curadas. Timothy Ray Brown, conhecido como “O Paciente de Berlim”, esteve livre do vírus durante 12 anos, antes de morrer com cancro, em 2020.

Já Adam Castillejo foi curado em 2019. Ambos receberam transplantes de medula óssea de dadores portadores de uma mutação de bloqueio do VIH.

Quase 38 milhões de pessoas têm VIH em todo o mundo. Cerca de 73 por cento recebem tratamento. As mulheres representam a maioria dos casos de VIH, mas são apenas 11 por cento dos participantes em ensaios de cura.

Por: JA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading