POLÍTICA

CRISE NA UNITA: XIII CONGRESSO PODE SER ANULADO POR INICIATIVA DOS “SUSPENSOS”

O recém-terminado XIII Congresso da UNITA pode estar em risco. A medida disciplinar aplicada sobre militantes de alto nível como JOSÉ KATCHIUNGO e JOSÉ EDUARDO, entre outros, resultando na SUSPENSÃO destes, motivou a criação de uma espécie de SINDICATO, liderada por JOSÉ KATCHIUNGO, que nesse momento assumem ter material suficiente para remeter ao TC visando mais uma vez a ANULAÇÃO DO CONGRESSO.

No dia da tomada de posse de Adalberto Costa Júnior como Presidente da UNITA, JOSÉ KATCHIUNGO foi questionado sobre qual seria o relacionamento com o agora Presidente do Partido com quem teve recentemente um desentendimento que resultou na sua suspensão. Respondendo, proferiu o seguinte comentário:

“O senhor Adalberto Costa Júnior está a levar a UNITA para um caminho perigoso. Não pretendemos prejudicar a UNITA, mas nós (suspensos) já temos material suficiente para anular o XIII Congresso. Os excessos por ele praticado, assim como as reformas que o mesmo tem implementado desde o ano passado, são a prova de que ele esteja a pensar apenas em si, na projecção do seu nome, e não se importando pelas violações dos estatutos tradicionais do partido. Nunca me revi na associação da UNITA à membros do MPLA que têm certa insegurança sobre os casos de CORRUPÇÃO que sobre eles pesa, nem tampouco a AGREGAÇÃO DE ISABEL DOS SANTOS NOS PLANOS ESTRATÉGICOS DA UNITA, essas situações e outras ainda por mencionar vão acabar com a UNITA”.

Continuando, KATCHIUNGO afirmou que: “Vende-se uma imagem totalmente falsa sobre o estado actual da UNITA, nós de dentro sabemos da gravidade dessa DIVISÃO que tem gerado PERSEGUIÇÃO INTERNA. Aonde estiver, deve ser doloroso para o Doutor SAVIMBI assistir uma UNITA EM DECADÊNCIA, não pelas mãos do nosso principal adversário político, mas pelos próprios filhos da casa – que por aspirações pessoais – estão a desviar o partido da sua essência”, rematou.

Apesar das tentativas de Samakuva em minimizar tal CRISE INTERNA, através da sua abstenção como candidato à Presidência da UNITA, muitos ainda são os militantes do mais alto escalão do partido, que por determinadas razões, não se revêm nas políticas de liderança de ACJ, o que terá resultado numa acção disciplinar conjunta. Nomes como JOSÉ KATCHIIUNGO (concorrente à Presidência do Partido no passado Congresso) e JOSÉ EDUARDO (recentemente ocupou o cargo de Secretário Provincial da UNITA em Luanda) figuram na lista de militantes suspensos – que têm trabalhado na constituição de um dossier que será remetido ao TC para ANULAR O XIII CONGRESSO DA UNITA realizado recentemente.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading