Portos da CPLP reunidos em Luanda
As direcções dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem esta segunda e terça-feira (15 e 16), do mês corrente em Luanda, diz uma nota do Ministério dos Transportes.
O 12º Congresso dos Portos da Lusofonia decorre com quatro (4) painéis de debate. Os temas escolhidos são inovação e digitalização ao serviço da competitividade portuária; Resiliência dos Portos da CPLP e os Desafios da Descarbonização da Economia; O Direito Portuário da CPLP e Internacionalização dos Portos de Língua Portuguesa.
De acordo com o prospecto do evento, este encontro é iniciativa da Associação dos Portos da CPLP em parceria com o Porto de Luanda.
As entidades portuárias pretendem maximizar as oportunidades geradas pelo desconfinamento dos mercados, que está a provocar uma maior procura pelos serviços.
Os portos são ainda os maiores centros de partida e chegada do comércio mundial e, por essa razão a Associação Portuária da CPLP vê com bons olhos a redefinição das estratégias de actuação de cada membro.
Angola, por exemplo, aposta na eficiência dos portos de Luanda, Lobito, Namibe e Cabinda, por exemplo, para tornar-se num “hub” importante em África e poder levar a carga de e para os países encravados, tipo Zâmbia e partes da RDC, que mais facilmente ligam-se pelas fronteiras nacionais.
Créditos: Jornal de Angola