Angola acelera processos para adesão às facilidades do G20
Angola vai concluir, até próximo ano, o processo de adesão à iniciativa “Compact With Africa” e aproveitar as inúmeras vantagens que o programa do G20 de iniciativa do Governo Alemão proporciona aos Estados-membros.
Esta garantia foi dada, segunda-feira, em Berlim, capital da República Federal da Alemanha, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica.
José de Lima Massano representa o Presidente João Lourenço na 4ª Cimeira de Investimento do G20 sobre Negócios com a Alemanha de “Compact With Africa”.
Trata-se de um evento em que participam mais de 10 Chefes de Estado do continente africano ou representantes.
Na sua intervenção, o ministro de Estado para a Coordenação Económica agradeceu o convite feito a Angola e prometeu que o país está a acelerar as condições de integração ao processo.
Aliás, estes esforços de rápido alinhamento de Angola, tinham sido já referenciados no discurso de abertura da cimeira feito pelo chanceler alemão.
Olaf Scholz alertou aos investidores do seu país para não subestimarem o continente africano.
Na ocasião, realçou a necessidade de serem aproveitadas as oportunidades económicas e outras potencialidades, com objectivo de efectivar o desenvolvimento dos países africanos.
O governante alemão fez um vivo apelo ao investimento directo, não só pelas potencialidades reais, mas também pela crescente estabilidade proporcionada pela consolidação dos processos democráticos de grande parte dos países que já fazem parte do “Compact With Africa”.
A 4ª Cimeira de Investimento do G20 sobre Negócios com a Alemanha do “Compact With Africa” contou mais de mil convidados, dentre os quais se destacam mais de dez Chefes de Estado Africanos.
O ministro de Estado teve, também, a oportunidade de participar do encontro que juntou os ministros das Finanças dos países do G20 e dos países africanos membros do “Compact With Africa”, incluindo Angola (convidado especial), assim como os presidentes do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.
Da extensa agenda de trabalho de José de Lima Massano, constou um encontro, na Chancelaria Federal, entre os Chefes de Estado africanos ou representantes com alguns presidentes do G20 e a cúpula da União Europeia.
Neste evento em que o ministro de Estado para a Coordenação Económica representou o Titular do Poder Executivo, nas vestes de Chefe de Estado, aproveitou fazer uma pragmática radiografia da situação económica de Angola. Aqui, José de Lima Massano, reafirmou o compromisso de Angola de fazer parte, o mais breve possível, do “Compact With Africa”.
Conheça a Iniciativa
O “Compact With Africa” é uma iniciativa lançada pela anterior Chanceler alemã, Ângela Merkel em 2017, altura em que convidou o G20 a olhar além de seus membros para alcançar os objetivos de promover o crescimento económico sustentável e a estabilidade em todo o mundo, particularmente em África, tendo lançado a Parceria com África em cujo pilar central está o “Compact with Africa”, estabelecido dentro de uma trilha de financiamento do G20, que prevê disponibilizar no próximo ano, para os países da iniciativa, cerca de 150 mil milhões de euros para promover o desenvolvimento liderado pelo sector privado e melhorar o ambiente de investimento.
A iniciativa despertou um grande interesse entre os países africanos e 13 países aderiram ao Pacto. No Norte da África: Egipto, Marrocos, Tunísia; na África Oriental: Etiópia, Ruanda; e na África Ocidental: Benim, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Senegal. Togo, Burkina Faso e República Democrática do Congo aderiram recentemente.
FONTE: JORNAL DE ANGOLA