António Guterres saúda Presidente João Lourenço pelo cessar-fogo no Leste da RDC
O Secretário-Geral da ONU saudou, ontem, o recente envolvimento do Presidente angolano e Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, João Lourenço, com o grupo rebelde M23, que resultou no anúncio de um cessar-fogo, a partir de hoje, 7 de Março, em cumprimento das decisões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que foram tomadas a 17 de Fevereiro em Addis Abeba, Etiópia.
Em nota tornada pública, o Secretário Geral António Guterres, exorta o M23 a respeitar o cessar-fogo de modo a criar condições para a sua retirada plena e efectiva, de todas as áreas ocupadas no Leste da República Democrática do Congo, em linha com as decisões da Mini-Cimeira de Luanda realizada a 23 de Novembro do ano passado.
O Secretário-Geral da ONU condena toda a violência contra civis e renova o seu apelo aos grupos armados congoleses e estrangeiros para que deponham as armas e se desarmem incondicionalmente.
Guterres, citado pela nota de imprensa da Missão Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas, exorta todas as partes no conflito a garantir acesso humanitário imediato e irrestrito à população afectada e assegurar a protecção dos civis e o respeito ao direito humanitário internacional. Pede, igualmente, a todos os actores que se abstenham de discursos de ódio e incitação à violência.
Por: Jornal de Angola