SOCIEDADE

Conselho de Administração da TAAG reafirma diálogo com os sindicatos

O Conselho de Administração da TAAG – Linhas Aéreas de Angola manifestou, domingo, num comunicado de imprensa, o compromisso de abertura ao diálogo, por meio de reuniões internas, mensais, para a resolução de problemas com a colaboração do Sindicato Provincial do Pessoal Navegante de Cabine (SINPROPNC).

No comunicado, o Conselho de Administração da TAAG mostra insatisfação pela atitude do SINPROPNC, principalmente depois que, em Novembro de 2022, terem celebrado acordos com todos os sindicatos da companhia, para a realização mensal de acções de concertação e resolução de problemas.

“Contrariamente ao compromisso da manutenção de um período de ‘Paz Social’, durante o qual não seriam conduzidas greves, ou manifestações, sem qualquer aviso formal, o SINPROPNC, depois de ter faltado a última reunião de concertação, preferiu optar por uma manifestação veiculada na comunicação social, plataformas online e meios de imprensa”, criticou.

O Conselho de Administração esclareceu ainda que, contrariamente ao divulgado à opinião pública, “existe sim uma solução em vigor que consiste no Cartão Visa pré-pago com as ajudas de custo ao pessoal navegante, sendo que a medida foi acordada com os sindicatos, em reunião realizada no dia 12 de Janeiro de 2023”.

A companhia, refere o documento, emitiu recentemente uma comunicação a todos os trabalhadores sobre a nova modalidade, em vigor desde 1 de Fevereiro deste ano, com os detalhes do funcionamento do cartão. “De notar que no referido acordo com o SINPROPNC e demais sindicatos já foram implementados aumentos salariais para a classe e toda a força de trabalho, bem como, outros benefícios que estão a ser revistos e em vias de serem implementados”.

Devido a tais acordos, informaram que foi com espanto que tomaram conhecimento da realização da manifestação do SINPROPNC, sábado em frente ao Aeroporto Internacional de Luanda, bem como das declarações depreciativas sobre a gestão da companhia, que além de não coadunarem com a verdade, demonstram uma clara quebra do sentido ético-profissional exigido da classe.

O Conselho de Administração adiantou, também, que vai pautar por uma postura de porta aberta, transparência e comunicação regular com a organização. A nível interno, indica o documento, foi estabelecido um conjunto de reuniões recorrentes com a força de trabalho e sindicatos, a fim de transmitir informação estratégica, de gestão e operacional sobre a companhia, incluindo o plano de frota e auscultar a opinião dos colaboradores sobre os temas mais preocupantes.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading