Ícone do site FOLHA9

Higino Carneiro anuncia candidatura ao próximo congresso do MPLA

O general angolano Francisco Higino Lopes Carneiro, anunciou em círculos restritos da família a pretensão de se apresentar no próximo congresso ordinário do MPLA, como candidato a liderança do partido, e consequentemente se tornar no cabeça de lista as eleições gerais de 2027.

Higino Carneiro tem já a disposição um itinerário de pré-campanha a longo prazo iniciado discretamente desde 2020, na qual inclui a sua projeção como um “soldado da pátria” que lutou pela integridade do território e mais tarde para a efectivação da paz em Angola. Apresentou-se primeiro com um livro de memórias intitulado “soldado da pátria” e fez sair há poucas semanas um segundo livro sobre as “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola”.

Segundo apurou , a iniciativa de vir a concorrer as próximas eleições, é justificada pelo mesmo como uma profecia do seu pai Luís Lopes Carneiro, que a quando a visita a Angola do antigo Presidente de Portugal general Francisco Higino Lopes Carneiro, em 1954, dizia que o filho seria também general e presidente. O pai deu-lhe inclusive o nome deste general que foi Presidente de Portugal entre 1951 a 1958. Na pagina 13, do seu livro de Memórias, o general Higino Carneiro faz menção desta profecia do seu pai, que procura agora embrionar. Já concretizou a primeira profecia (de ser general), falta-lhe agora ser Presidente de Angola.


Em dois distintos momentos da vida sentiu que a profecia de seu pai estava a ser desvirtuada. A primeira vez aconteceu em 2016, quando o então Presidente José Eduardo dos Santos chamou-o para fazer parte de uma reunião restrita em que se comunicou que o próximo candidato presidencial seria o “camarada João Lourenço”. Higino Carneiro é dado como tendo se insurgido contra a indicação do nome de JL. O sentimento de oposição ao nome do actual PR, foi baseado na convicção de que o seu nome também constava na lista dos potenciais sucessores a liderança do MPLA. JES chegou a considerar-lhe como candidato a Vice-PR.

Sair da versão mobile