SOCIEDADE

Operação “Focos” permite deter ilegais

O combate à criminalidade em Luanda foi reforçado ao longo da semana passada, com a operação “Foco”, realizada pela Polícia Nacional, que permitiu a detenção de 1.363 elementos, dos quais 33 estrangeiros provenientes do Brasil e dos dois Congos, informou, em Luanda, o porta-voz da instituição.

Mateus Rodrigues disse que a operação permitiu, ainda, esclarecer 14 homicídios qualificados, 37 ofensas à integridade física, 142 roubos e 74 furtos, assim como três falsificadores de documentos, três contrabandos de importação, 22 exercícios ilegais de profissão titulada e exploração ilegal de mineiras estratégicos.

As acções desenvolvidas e os resultados alcançados durante a operação “Focos”, acrescentou, foram realizadas em todo o país e permitiram a prevenção, descoberta e combate aos crimes de natureza violenta e a interpelação de viaturas de serviço de táxi suspeitos.

Os mandatos de detenção, referiu, permitiram o esclarecimento de 256 crimes, entre os quais contrabandos qualificados, o auxílio de imigrantes, furtos, sabotagem e a vandalização de bens públicos, assim como roubos, ofensas à integridade física, o uso de moeda falsa, a falsificação de documentos, a posse de estupefacientes, o fogo posto e a associação criminosa.

A operação serviu ainda para recuperar diversas armas de fogo, caçadeiras de fabrico artesanal, geradores e cabos eléctricos, aparelhos de pagamento automático, computadores, detector de diamantes, motobombas, bem como pedras de diamantes.

No domínio do trânsito e regularização rodoviária, a operação ajudou a reduzir as cifras de acidentes que o país regista nos últimos meses, com a detenção 369 viaturas, por 378 infracções ao Código de Estrada, 15 das envolvidas aos crimes de alterações de características, além de 398 motociclos, 154 Cartas de Condução, 232 Livretes, 59 Verbetes, 29 guias.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading