Felicitação ao presidente da república pelo empenho no processo de paz

A Organização das Nações Unidas (ONU) felicitou, o Presidente da República, João Lourenço, pelo empenho no processo de paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e prometeu apoiar a implementação do Roteiro de Luanda, de modo a tornar-se num mastro capaz de esbater as tensões existentes entre aquele país e o vizinho Rwanda.

O reconhecimento foi feito pela subsecretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, à saída da audiência com o estadista angolano no Palácio Presidencial.

“O trabalho que o Presidente João Lourenço tem estado a desenvolver, na qualidade de Campeão para a Reconciliação e Paz em África, a nível da União Africana, está bastante visível não apenas neste conflito reinante na RDC, mas, também, na República Centro Africana, incluindo o Tchad”, realçou a diplomata ghanense ao serviço das Nações Unidas, para quem o problema deste último país tem a ver com questões fronteiriças.

“Quando não se tratam as questões de segurança a nível das fronteiras, essas acabam por perigar a segurança e, quando não há segurança, não há paz. Isto cria, claro, vários desafios a nível de paz e segurança”, sublinhou.

Martha Pobee fez saber que as Nações Unidas vão continuar a trabalhar com o estadista angolano, prestando-lhe todo o apoio necessário na missão de promover a paz e segurança no continente africano. “Por isso, comprometemo-nos a continuar a trabalhar com o Presidente João Lourenço, tendo em conta a sua sábia visão em matérias de paz e segurança”, destacou Martha Pobee, esclarecendo que o encontro com o Presidente da República incidiu sobre questões inerentes à paz e segurança a nível da região.

 “Sinto-me bastante honrada pela oportunidade que tive de ter este encontro com o Presidente da República de Angola, João Lourenço”, aclarou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: