POLÍTICA

Cuanza-Norte: Governo vai retomar obras paralisadas

O Governo Provincial do Cuanza-Norte vai retomar este ano as obras de construção de infra-estruturas sociais, paralisadas desde 2013, anunciou o governador e primeiro-secretário do MPLA, Pedro Makita.

De acordo com o político, o Governo local tem um orçamento para 2023 que tem como orientação as obras paralisadas e as que estão em curso. Encontram-se paralisadas as obras de asfaltagem da rede viária entre os municípios de Samba Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo, iniciadas em Julho de 2017.

A empreitada, cujo prazo de execução era de 15 meses, está orçada em onze mil milhões, 623 milhões, 865 mil, 305 kwanzas e 20 cêntimos.

O troço de 90,5 quilómetros consta de um pacote de três lotes: Samba Caju/Uiangombe/Banga, num percurso de 46 quilómetros, Banga/-Quiculungo, numa extensão de 35,5 quilómetros, e Quiculungo/Bolongongo, com nove quilómetros e meio.

A obra conta com um perfil transversal de 10 metros de largura, duas faixas de rodagem com 3,5 metros cada e dois metros de berma. Contempla a construção de 50 passagens hidráulicas e sete pontes entre 10 e 25 metros de comprimento, além de obras complementares e de sinalização.

Os trabalhos têm uma execução física na ordem de 63 por cento e 40 por cento, correspondentes a quatro mil milhões, 649 milhões, 546 mil e 122 kwanzas de execução física.

Para se chegar aos três municípios, tem sido um grande problema para a população, sobretudo, na fase chuvosa.

Estão igualmente paralisadas as obras do Instituto Médio de Camuaxi, arredores de Ndalatando, a centralidade do Cazengo, entre outras infra-estruturas.

O governador Pedro Ma-kita, que falava à Angop sexta-feira, na qualidade de primeiro-secretário provincial do MPLA no final de uma visita de ajuda e controlo, de dois dias, aos comités municipais da Banga, Bolongongo e Kiculungo, informou que o partido tem o domínio das preocupações da população local, consubstanciadas na degradação das vias de acesso, desemprego, necessidade de apoio para a produção agrícola, entre outras.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading