Cuando Cubango:Polícia desmantela rede de traficantes
A Polícia Nacional apresentou,nesta quarta-feira, na cidade de Menongue, no Cuando Cubango, dois marginais que estavam na posse de 112 supostas pedras de diamante, informou o porta-voz da instituição.
O superintendente-chefe Augusto Tomás disse que os supostos marginais foram detidos em Janeiro deste ano, na Aldeia do Fio, em Menongue, quando vinham da comuna do Mumbwé, município do Chitembo, para o Cuando Cubango onde iriam comercializar os diamantes.
Augusto Tomás explicou que de acordo às declarações dos envolvidos, as supostas pedras de diamante foram adquiridas na aldeia Soma, no município do Chitembo, província do Bié, onde estes aliciaram os seguranças de uma empresa que explora diamante, com 30 mil kwanzas, para lhes ceder seis à oito sacos de 1/10 quilogramas. “Os acusados afirmaram que as 112 pedras de diamante seriam vendidas a um comprador na cidade de Menongue, que pretendia pagar mais de quatro milhões de kwanzas”, disse, acrescentando que a detenção foi feita através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP).
Os diamantes, adiantou, vão ser encaminhados ao Ministério Público para que tenham o tratamento devido, tendo em conta que são recursos minerais pertencentes ao Estado angolano e foram explorados ilicitamente.