SOCIEDADE

2024: Angola realiza censo de modo digital

O Governo angolano realiza o segundo Censo da População e Habitação em 2024, pela primeira vez de modo digital a recolha de informações será feita por tablets com aplicativo de recolha de dados – CAPI, resultante da actualização da cartografia em curso até finais de 2023, refere uma nota de imprensa do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com documento, o INE deverá preparar as condições técnicas de todo o processo de Recenseamento da População e Habitação a ser efectuado em todo o país, abrangente aos cidadãos nacionais e estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente, bem como unidades de alojamento.

Para o efeito, o Presidente da República, João Lourenço, criou, por Despacho, uma Comissão Multissectorial de apoio à realização do próximo Censo da População e Habitação, previsto para o ano de 2024.

A comissão, de acordo com o Despacho n.º290/22 de 30 de Dezembro, é coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, coadjuvado pelo Ministério da Economia e Planeamento, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e por diferentes departamentos ministeriais.

O Censo decorrerá em três etapas principais até ao final da recolha efectiva dos dados.

Na primeira etapa, será feita a actualização cartográfica que consiste em definir e redefinir os limites dos bairros. Para sua efectivação, contará com cartógrafos, informáticos e motoristas em toda a geografia nacional. Nessa etapa, prevê-se dividir o país em cerca de 92 mil secções para efeitos de entrevistas aos agregados familiares.

A segunda etapa é de recenseamento piloto e vai servir para testar o processo de prontidão para a realização do Censo em 2024.

O recenseamento geral acontece na terceira etapa, e última, que vai abranger a população e as habitações.

O primeiro Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014, apurou um total de 25.789.024 habitantes, dos quais 63 por cento residiam na zona urbana e 37 por cento na área rural.

A população angolana é constituída maioritariamente por mulheres, 13.289.983, correspondente a 52 por cento do total, enquanto a masculina é de 12.499.041, representando 48 por cento.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading