Polícia apreende no Uíge quatro mil litros de combustível
A Polícia de Guarda Fronteira (PGF) impediu, no município de Maquela do Zombo, província do Zaire, a saída ilegal de quatro mil litros de derivados de petróleo, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC).
Em declarações à imprensa, o porta-voz da Polícia Nacional no Uíge disse que, durante a operação, que decorreu num período de 60 dias, foram apreendidos 3.472 litros de gasolina, 278 de gasóleo e 250 de petróleo iluminante, cujos proprietários se encontram foragidos.
Freitas Zama acrescentou que foram, igualmente, apreendidas três motorizadas, que eram usadas para o transporte de bidões com combustível, de 20 e 30 litros, que foram abandonadas pelos contrabandistas, enquanto eram perseguidos pelas Forças Policiais.
“O contrabando de combustível na linha fronteiriça com a RDC é frequente, tendo em conta a procura deste produto no país vizinho”, disse Freitas Zama.
Deu a conhecer que, no mesmo período, a PGF apreendeu 50 quilogramas de estupefaciente (liamba), cujo proprietário foi detido e vai ser apresentado ao Ministério Público.
Freitas Zama avançou que a apreensão da referida quantidade de hidrocarbonetos, estupefacientes, motorizadas e a detenção de alguns indivíduos, ligados à rede de contrabando, é resultante de denúncias públicas, micro-operações policiais e emboscadas.
De acordo com o responsável, o produto apreendido será entregue à Administração Geral Tributária (AGT).
Freitas Zama sublinhou, igualmente, que a vasta extensão fronteiriça, estimada em cerca de 175 quilómetros, tem sido aproveitada pelos contrabandistas para criarem rotas de escapatória à Polícia de Guarda Fronteira, nas regiões fronteiriças de Kimbata, Malele e Mbanza Sosso.
Fonte: Jornal de Angola