GERAL

Apreendidos 4.560 quilos de peixe deteriorado

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, em Menongue, província do Cuando Cubango, em flagrante delito, um indivíduo que pretendia vender 4.560 quilos de peixe congelado do tipo sardinha em estado de deterioração.

O porta-voz do SIC, intendente Paulo Dias de Novais, explicou que o detido é responsável de uma das câmaras frigoríficas nos arredores da cidade de Menongue, pertencente à empresa Ismalte Comércio Geral LDA, e que o peixe apreendido está avaliado em um milhão e 254 mil kwanzas.  

Segundo Paulo Dias de Novais, a apreensão do produto é resultado das recomendações para que os efectivos da corporação sejam implacáveis nesta fase da quadra festiva, realizando diversas actividades que visam combater práticas criminais, no sentido de garantir o sentimento de segurança à população.

Sublinhou que o SIC está constantemente a apresentar casos de comerciantes que insistem na prática de venda de produtos alimentares em estado de deterioração ou com datas vencidas.   

“Estamos a notar que, nos últimos dias, alguns comerciantes em Menongue não estão a ser honestos no exercício das suas actividades, porque insistem em vender produtos alimentares impróprios para o consumo humano”, lamentou.

Assegurou que o SIC não dará tréguas a este tipo de práticas e os que forem apanhados serão responsabilizados de acordo com as leis em vigor no país, tendo em vista que a venda de produtos estragados constitui crime, porque pode causar sérios problemas à saúde.  

Paulo Dias de Novais apela à população a estar mais atenta na verificação das datas e do estado de conservação, principalmente antes de pagar ou comprar produtos alimentares.

Informou que o SIC deteve, também, um indivíduo que foi encontrado a transportar num camião 199 carris de linha-férrea, recolhidos ao longo do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, sob suspeita de crime de vandalização de bens públicos.

Paulo Dias de Novais disse que os dois indivíduos, indiciados nos crimes de adulteração de substâncias alimentares, impróprias para o consumo humano e de vandalização de bens públicos, serão presentes, nas próximas horas, ao magistrado do Ministério Público junto do SIC, para o devido interrogatório e a legalização da situação carcerária.   

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading