Alerta para captura de Isabel dos Santos
A Interpol emitiu um alerta vermelho para deter a empresária Isabel dos Santos, acusada de vários crimes, confirmaram, ontem, fontes da organização internacional de Polícia e do Serviço de Investigação Criminal.
De acordo com a RNA, que noticiou o facto, o alerta vermelho da Interpol vem na sequência de um pedido feito pelas autoridades angolanas, que viram fracassadas todas as tentativas para ouvir a empresária.
Com este alerta vermelho, a Interpol pede às forças de segurança locais e em todo mundo para localizarem e deterem, provisoriamente, a antiga presidente do Conselho de Administração da Sonangol.
A Interpol esclarece que este alerta vermelho não é propriamente um mandado de captura internacional, mas sim uma solicitação de um Estado aos outros, distribuído por seu intermédio, com o fim único de localizar e deter, provisoriamente, por 72 horas, a pessoa em causa enquanto se aguarda a extradição, entrega voluntária ou aplicação de uma acção legal semelhante.
A fonte do SIC garantiu que o alerta vermelho foi emitido há já alguns dias, na sede da Interpol, em Lyon, França, e que dentro em breve estará disponível para cumprimento. “Este é um pedido de Angola a todos os países que integram a Interpol, para que localizem e prendam provisoriamente a empresária Isabel dos Santos. Depois da Interpol enviar este alerta para todos os Estados-Membros, caberá a cada país decidir, de acordo com a sua legislação nacional, se irá detê-la ou não e entregá-la às autoridades angolanas”, disse a fonte do Serviço de Investigação Criminal.