INTERNACIONALPOLÍTICA

RDC confiante no trabalho de mediação de João Lourenço para o fim da tensão com o Rwanda

A República Democrática do Congo (RDC) está confiante na mediação angolana, para o fim do conflito deste país com o Rwanda, afirmou ontem, em Luanda, o Vice-Primeiro-Ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da RDC.

“A mediação está a avançar, é boa e nós temos confiança nesta mediação. Quando digo nós, é o Presidente Félix Tshisekedi, o Governo e o povo congolês. Todos estamos em crer que esta mediação será um sucesso”, disse à imprensa Christopher Lutundula Pen’Apala, no final do encontro com o Presidente João Lourenço.

Sobre o encontro, declarou que o mesmo se enquadrou no âmbito do processo de consultas que o Presidente João Lourenço está a efectuar junto dos homólogos da RDC e do Rwanda.

A intenção, acrescentou, é passar informações e facilitar o Presidente João Lourenço a cumprir o seu papel de mediador designado pela União Africana: “O encontro serviu para passar informações adicionais para o cumprimento exitoso do seu papel como mediador”.

Realçou que o desejo da RDC é que o trabalho que o Presidente da República, João Lourenço, está a desenvolver para pôr fim ao conflito termine e volte a dedicar-se ao máximo nos assuntos internos de Angola.

“Ele é presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e deve também dedicar-se a isso e levar a cabo os trabalhos da nossa sub-região”, reconheceu.

Disse que a RDC está muito interessada pelo fim do conflito rapidamente: “É um desejo, porque queremos ver o desenvolvimento do nosso país, sob liderança do Presidente Félix Tshisekedi”.

Fonte: JA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading