Governador do Cuando Cubango anuncia asfaltagem de ruas das sedes municipais

O governador do Cuando Cubango, José Martins, anunciou, sábado, no município do Dirico, a mais de 500 quilómetros da cidade de Me-nongue, que, no próximo ano, serão feitos trabalhos de requalificação e de asfaltagem de 30 quilómetros em cada uma das nove sedes municipais da província.

José Martins avançou que já foram concluídos os trabalhos de tipografia, sobretudo nos municípios limítrofes com a República da Namíbia,  nomeadamente Cuangar, Calai e Dirico, que resultou na criação de planos directores para o início do projecto.

 Acrescentou que apenas as sedes dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi têm imagem urbanística e com algumas ruas asfaltadas.

Garantiu que os projectos a serem executados nas sedes municipais abrangem a construção de edifícios modernos e outras infra-estruturas auxiliares, para mudar a imagem e transformá-las em verdadeiras cidades.

“A execução de projectos de urbanização e asfaltagem das sedes municipais será uma mais-valia para a efectivação do processo de Divisão Político/Administrativa, onde o Cuando Cubango está entre as cinco províncias selecionadas e aprovadas, a par da Lunda-Norte, Malanje, Moxico e Uíge”, disse.

José Martins deu a conhecer que a província do Cuando Cubango, com cerca de 200 mil quilómetros quadrados, será dividida em duas: Cuando e Cubango.

A província do Cuando ficará com os municípios de Mavinga (capital), Dirico, Rivungo, Luiana, Luengue e Mucusso, ao passo que a do Cubango será constituída pelos municípios de Menongue (capital), Cuito Cuanavale, Cuchi, Calai, Cuangar, Nancova, Longa, Savate, Cutato e Caiundo.

PIIM no Dirico

 No município do Dirico, limítrofe com a República da Namíbia, estão em execução 12 projectos sociais, no quadro no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Plano de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza.

As obras estão avaliadas em mais de mil milhões de kwanzas, destacando-se um parque infantil, dois centros de saúde, com 30 camas, uma morgue, com nove gavetas, um edifício da Administração Municipal, palácio do administrador, cinco furos de água e uma escola de sete salas, que começaram a ser erguidas no mês de Setembro do corrente ano.

 O governador do Cuando Cubango, durante a sua estadia de dois dias no município do Dirico, constatou o andamento das obras, que estão neste momento na ordem de 35 a 60 por cento de execução física.  José Martins foi informado que a conclusão das obras, principalmente dos dois centro de saúde e da escola, vai fazer com que a população deixe de ir à Namíbia, com frequência, em busca de assistência médica ou escolas para os seus filhos.

A administradora municipal do Dirico, Ruth Tenente, disse que os projectos de asfaltagem e do PIIM vão contribuir para o desenvolvimento social e económico, bem como incentivar o turismo, tendo em conta que na região encontra-se o Pólo de Desenvolvimento da Bacia do Okavango, com uma área 11.972 hectares.

 Acrescentou que recebeu garantias de que, no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP), o município vai beneficiar, em breve, de um sistema moderno de captação, tratamento e distribuição de água, para beneficiar milhares de munícipes da sede e zonas periféricas.

Segundo a administradora municipal, actualmente, por causa da precariedade das vias de acesso, a viagem entre Menongue e Dirico, num percurso de mais 500 quilómetros, dura entre 24 e 48 horas.

O município do Dirico, com uma extensão de mais de 40 mil quilómetros quadrados, conta com uma população de cerca de 20 mil habitantes.

Fonte: JA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: