Interesse financeiro leva FNLA e PRS a formarem uma única bancada parlamentar

As dificuldades financeiras vividas nos dois partidos históricos de Angola estão na base desta fusão, que tem como objectivo o somatório dos deputados (4) que resultará na maior arrecadação de valores monetários vindos do Estado.

A junção dos deputados da FNLA e PRS foi das grandes novidades do presente ano legislativo que arrancou, oficialmente, no dia 15 do corrente mês. Com a fusão, os quatro deputados, dois de cada partido, formam um único grupo parlamentar e verão, assim, acrescidos os benefícios parlamentares.

Nas eleições de 24 de Agosto, o PRS atingiu uma percentagem de 1,14%, que equivale a 71.351 votos, conquistando dois mandatos na Assembleia Nacional. A FNLA obteve 1,06% dos votos, num total de 66.337, conquistando também dois deputados.

Entretanto, pelo número insuficiente de deputados, os dois partidos avançaram para a formação de uma frente única parlamentar que, de seguida, recebeu a aprovação da Assembleia Nacional. Desse modo, considerando as dificuldades financeiras que os dois partidos atravessam, a estratégia adoptada parece ter “pernas para andar”, uma vez que a fase mais complicada (aprovação) já foi ultrapassada, ficando apenas por decidir a modalidade dos fundos que irão receber.

Até a presente data, os dois partidos ainda não revelaram o valor que passarão a receber da Assembleia Nacional referente aos 4 Deputados que agora representam a “bancada parlamentar conjunta (PRS/FNLA)”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: