Hospitais primários de Luanda reforçados com medicamentos
Os hospitais primários da província de Luanda vão ser reforçados, nos próximos dias, com medicamentos essenciais, garantiu o director do Gabinete Provincial da Saúde.
Manuel Duarte Varela, que foi reconduzido no cargo, pelo governador Manuel Homem, referiu que a distribuição de fármacos vai abranger, igualmente, os centros médicos que cuidam da saúde primária.
O director provincial avançou que a linha de força primária vai ser a revitalização dos serviços de saúde ao nível dos municípios e comunidades, uma vez que a intenção é aumentar e melhorar os serviços.
Sobre a escassez de fármacos que se registava em alguns municípios, o responsável garantiu que esta questão já não se coloca, tendo em conta que, há cerca de dois meses, a Direcção Provincial da Saúde tem recebido muitos medicamentos e material gastável, cujo fornecimento é regular nas unidades sanitárias.
Manuel Varela referiu que a assistência materno-infantil, tratamento das doenças correntes em todas as idades, aumento da cobertura vacinal de todas as doenças imunopreveníveis vão continuar a ser as prioridades da Direcção da Saúde de Luanda.
Além destas doenças, o responsável explicou que está em carteira a intensificação dos serviços da tuberculose, acções de combate à malária e a prestação de atenção especial à formação contínua dos profissionais de saúde.
Manuel Varela garantiu que a saúde primária, sob responsabilidade dos centros de saúde, vai ter, também, atenção especial, para descongestionar os hospitais de referência.
Quanto aos recursos humanos, o director provincial anunciou que o número de técnicos vai crescer, em breve, em função do último concurso público da Saúde, realizado, recentemente, pelo Executivo.
Por: JA