Ícone do site FOLHA9

Angola e Brasil reforçam cooperação no petróleo.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) assinaram, esta quarta-feira, no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação para programas de regulação e fiscalização de actividades de exploração, desenvolvimento e produção.

Segundo nota da ANGP a que a ANGOP teve acesso, a assinatura aconteceu durante a Conferência Rio Oil & Gás que se realiza no Rio de Janeiro.

O acordo

O acordo rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ANPG, Paulino Jerónimo, e o Director Geral da ANP, Rodolfo Henrique de Saboia, terá vigência de cinco anos.

O acordo tem por objectivo estabelecer uma cooperação nos domínios da promoção técnica para o fortalecimento da indústria de petróleo e gás, bem como a transferência de conhecimentos relacionados com as normas técnicas e as boas práticas da indústria petrolífera.

Para Paulino Jerónimo, o acordo oficializa uma relação de mais de três anos com a ANP, evidenciando a experiência da agência congénere e a relação de irmandade entre os povos angolano e brasileiro.

“Um dos pontos que queremos reforçar é o nosso quadro regulatório. Queremos ganhar esta experiência que a ANP tem”.

“A relação entre Angola e Brasil é transcendental, e este acordo reforça o compromisso entre os governos em cimentar a relação no domínio dos hidrocarbonetos”, disse.

Já Rodolfo de Saboia apelou para a relevância do acordo, que considera muito promissor.

O responsável destacou, igualmente, a relação de irmandade entre os povos, frisando que o acordo transcende o interesse de ambos os países na exploração dos seus recursos naturais e hidrocarbonetos.

“Brasil e Angola têm um passado em comum, uma cultura próxima com a mesma origem e um sentimento de irmandade muito próximo”.

“A cooperação estende-se além destas actividades económicas, mas é nela que nós esperamos alcançar uma proximidade ainda maior entre os dois países”.

“Essa proximidade consegue-se com essa mútua troca de experiência e conhecimento que cada um dos países pode oferecer”, reforçou.

A cooperação, objecto do acordo, será realizada por meio do intercâmbio periódico de informação e experiências, da realização de estudos e investigação conjunta, bem como a formação e capacitação de recursos humanos.

A ANPG participa no Rio Oil & Gas, de 26 a 29 de Setembro, com uma delegação chefiada pelo PCA e composta por Administradores, Directores e técnicos, com um stand onde promove o potencial petrolífero angolano.

Angola e Brasil

Angola e Brasil mantêm relações diplomáticas e políticas desde a independência de Angola e, no âmbito da parceria estratégica, existem 70 projectos de cooperação.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a República de Angola após a proclamação da independência, a 11 de Novembro de 1975.

Sair da versão mobile