CORRUPÇÃO: Chivukuvuku recebeu milhões para trair ACJ
A polémica que envolve o político angolano, Abel Chivukuvuku, que recentemente regressou à UNITA, vai ganhando novos contornos. Agora surgiu um vídeo onde Abel Chivukuvuku é apanhado em flagrante a receber vários milhões de kwanzas, logo após ter feito as declarações polémicas que em forma de áudios vazaram nas redes sociais, e dias seguintes, houve um vídeo de resposta de Chivukuvuku alegando que os áudios eram frutos de uma montagem.
Na altura, a opinião pública considerou deu o benefício de dúvida para o político da UNITA, porém, com o surgimento de outros áudios, e posteriormente um vídeo, ficou claro que não eram montagens, e que de facto o agora número 2 da UNITA (Chivukuvuku) manteve um encontro secreto com uma figura ainda não identificada, que gravou a conversa, onde Abel Chivukuvuku assumiu ser o verdadeiro comandante da UNITA e o responsável pela criação das estratégias actuais do partido, colocando-se acima de Adalberto Costa Júnior.
O aspecto mais grave em torno desse assunto, tem a ver com o surgimento de um vídeo (que pode ser acompanhado no link abaixo dessa matéria) onde Chivukuvuku é visto a receber altas somas monetárias na referida reunião.
Pelo que se sabe, já existe um clima de desconfiança entre ACJ e Chivukuvuku, pois o líder da UNITA não acreditou na versão de Abel Chivukuvuku sobre a alegada montagem, acreditando que existe, de facto, um plano conspirativo que visa colocar Chivukuvuku no comando da UNITA, onde o mesmo alegou ter fortes aliados.
Por mais que esteja confirmado o envolvimento de Abel Chivukuvuku em actos de corrupção, não se sabe ao certo quem está a financiar secretamente o plano conspirativo que visa o derrube de Adalberto Costa Júnior da liderança da UNITA. Entretanto, está confirmado que Abel Chivukuvuku é mesmo o autor dos áudios polémicos, e de facto, também recebeu secretamente vários milhões de kwanzas para sensibilizar altas figuras da UNITA que pretendem fazer um “impeachment” ao actual presidente do partido, Adalberto Costa Júnior.
Um dado que merece ser destacado, é o facto de haver relatos de vários encontros secretos que Abel Chivukuvuku manteve com determinadas figuras interessadas em reformar a UNITA. Sabe-se também que Chivukuvuku tem manifestado secretamente o seu interesse em fugir para viver na Europa, aproveitando o dinheiro que tem recebido nos esquemas de corrupção, conforme o vídeo que vazou hoje, 18 de Agosto de 2022, nas redes sociais.
A questões que se colocam são as seguintes:
- Quem está a financiar Abel Chivukuvuku?
- Qual é, de facto, o interesse de Chivukuvuku em assumir a UNITA numa fase avançada da campanha do partido?
- O dinheiro que recebeu é para a fuga para a Europa em caso de fracasso do plano contra ACJ?
- Quem são as principais figuras da UNITA que têm interesse na queda de ACJ?
- Abel Chivukuvuku teceu declarações muito polémicas… será que ACJ, de facto, ultrapassou esse incidente e voltou a confiar em Chivukuvuku?
- Qual será o impacto da associação directa de Abel Chivukuvuku em actos de corrupção e conspiração num período em que se realizam as campanhas da UNITA e o discurso do combate à corrupção tem feito parte das declarações da liderança do partido? Será um discurso falso?
- O que seria de Angola se uma UNITA dividida assumisse o poder?
Aqui está o Link do vídeo onde Abel Chivukuvuku é corrompido com altas somas monetárias, depois de afirmar que vai assumir a UNITA: https://www.facebook.com/folha9info/videos/828150918345807