Análise sobre a consequência dos resultados eleitorais em torno da UNITA

Para a oposição apenas um resultado interessa, a vitória. Tudo indica que apenas existe uma única estratégia, a da vitória. Isso chama-se excesso de confiança (absolutismo), esqueceram a lei da relatividade.

A vitória provável do MPLA será para UNITA sinónimo de fraude. Pelo facto da UNITA ter planeado apenas a estratégia da vitória, justificará o fracasso da exacerbada crença na vitória com o fantasma da fraude. Aqui é onde veremos como a UNITA saberá gerir os nervos e tomar posições patrióticas para não ser vista como a causadora da instabilidade social, o que seria, pra todos efeitos, o retrocesso de toda popularidade construída ao longo dos 20 anos desde a paz de 2002, que a UNITA sob sábia liderança do Dr. Samakuva soube com humildade combater o medo na mente do angolanos, inculcando uma mensagem duma UNITA de bem e não uma UNITA causadora de todo o sofrimento, deslocando o aspecto principal da contradição principal entre o povo e o MPLA. Aqui se deve assinalar que a liderança do actual líder da UNITA está a colher os frutos da liderança do Dr. Samakuva

Com a provável derrota da UNITA, prevê-se uma crise de liderança no seio deste partido, tudo devido:

Tudo indica que o actual líder da UNITA será condenando pelas cosméticas promessas feitas aos militantes da UNITA sobre a capacidade de controlar o voto, ter dinheiro e condições óptimas de trabalho pra os quadros nas estruturas do partido.

Pela inexistência de auditoria financeira/contabilidade, ou seja, pela má gestão dos dinheiros do partido, sobre tudo o dinheiro da campanha e supostas quantias dadas pelos Marimbondos, pelas alianças feitas com os corruptos marimbondos (ala eduardustas e Isabel dos Santos e Tchizé), menosprezando um dos valores defendidos pelo Dr. Savimbi e UNITA ao longo dos anos (honestidade), quando este defendia que a corrupção deve ser combatida com a mesma violência que combateram os Russos e cubanos, tudo isso irá pesar na hora do Balanço;

Os maltratos feitos à imagem do Dr. Samakuva e seus seguidores tb será motivo de cobrança. Pois instalou-se a desconfiança, o ódio e a intriga, dando espaço às expulsões e suspensões destes por serem acusados de serem agentes do MPLA. Tudo isso indica divisão da UNITA em alas. E aqui deve se assinalar a falta de capacidade do actual presidente em promover a unidade e coesão interna, o que constrasta com a capacidade que o Dr. Samakuva teve em unir o partido face a comissão de reflexão criada pelo Dr. Abel Chivukuvuku e outros, tendo criado a famosa conferência de imprensa no hotel trópico para contestarem o poder do Dr. Samakuva e assim proporem um congresso extraordinário e tirarem o presidente Samakuva da liderança do partido (os actuais gestores do partido esqueceram este facto);

Pela aliança feita com Abel Chivukuvuku e a FPU, que sacrificou militantes e Secretários provinciais nas respectivas listas provinciais e nacional, afectando a linha ideológica do partido.

Alguns dirigentes do ciclo restrito do actual presidente da UNITA, estão atentos e projectam já como darão o golpe ao presidente. Com que linhas irão coser esta estratégia, penso que já estão em marcha os contactos pra colocarem alguém do seu interesse. Quem será? Chivukuvuku ou Liberty? Ou Lukamba Gato?

Haverá supostamente processos-crime, caso se confirme esta ligação com os marimbondos, devido aos dinheiros recebidos. Quem será tocado? Aqui, teremos igualmente corruptos na oposição (a corrupção tem sempre dois agentes, o agente corruptor e o corrompido).

Que UNITA se terá???

Por: JM

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: