“DEPENDEM DE MIM”: Abel Chivukuvuku afirma que UNITA não está capacitada para governar Angola
Abel Chivukuvuku conspira contra ACJ, dando sinais de obsessão pelo cadeirão máximo da UNITA/FPU
Está a ser partilhado nas redes sociais um áudio da autoria de Abel Epalanga Chivukuvuku, candidato da UNITA ao cargo de Vice-Presidente da República nas eleições gerais de Agosto, que tem gerado muitas dúvidas sobre a união e coesão entre os líderes da FPU. O áudio é resultante da gravação de uma conversa entre Chivukuvuku e uma figura ainda por identificar, no qual o mesmo afirma ser o “verdadeiro líder da FPU”, e que “tem sido o responsável pelas estratégias do projecto UNITA/FPU, sublinhando que, apesar de ser o número 2 na lista de candidatos remetida ao TC, ele é a figura que comanda o projecto UNITA/FPU, e afirma que Adalberto Costa Júnior trabalha sob seu comando”.
De acordo com as declarações de Abel Chivukuvuku, o mesmo “terá autoridade sobre Adalberto Costa Júnior”, alegando que tem sido ele (Abel) a comandar o projecto FPU e traçar as estratégias até agora usadas pela Frente Patriótica Unida – FPU.
“EU VOU SER O TRAVÃO DO ADALBERTO COSTA JÚNIOR”.
“Essa FPU, SOU EU… porque não tenho o PRA-JÁ… a UNITA já é a UNITA, o BLOCO já é o BLOCO… eu é que NÃO TENHO NADA. Quem determina a orientação, quem comanda o Adalberto, SOU EU”, afirmou Abel Chivukuvuku.
Um detalhe importante que sustenta as afirmações de Abel Chivukuvuku, tem a ver com o seu posicionamento durante o discurso de lançamento da campanha da UNITA/FPU em Benguela, no passado sábado, 23 de Julho de 2022, onde Chivukuvuku tentou “roubar” o protagonismo ao presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que demonstrou desconforto pelas declarações de Chivukuvuku em línguas nacionais, ganhando assim maior protagonismo entre a população local que acompanhava o acto de massas.
A visibilidade que Abel Chivukuvuku tem procurado na liderança da UNITA/FPU, surtiu o efeito desejado, tendo este sido aplaudido pela pelos participantes, e posteriormente por analistas políticos que debateram sobre o acto político de massas da UNITA, sublinhando a sua grande capacidade de liderança, o que não foi bem recebido pelo Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.
Um dos elogios a Abel Chivukuvuku veio do advogado/deputado David Mendes, que no programa REVISTA ZIMBO, afirmou que ‘’Abel Chivukuvuku teve um discurso mais atrativo que o próprio líder [ACJ] no comício da UNITA… O Abel, não só por ter falado na língua local, mas aquela sua forma de animal político, ele foi capaz de galvanizar a população, foi capaz de levantar a população. É isso que se exige de um líder e acho que o ACJ deve fazer correção do tiro, porque se não, sempre que o Abel tomar a palavra, o vai deixar numa situação complicada, porque o Abel está com rigor, o Abel está em contacto sério com as massas, tem comunicação séria com as massas. Então ou Adalberto corrija o tiro ou as pessoas vão começar a ir ao comício para ouvir o Abel” , disse David Mendes, quando elogiava o discurso do Abel em relação ao discurso do líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior.
Dessa forma, está instalada a “luta pela posição número 1 na UNITA/FPU”, e de certa forma, a confiança entre a liderança da UNITA/FPU já não será a mesma.