SOCIEDADE

Bloco operatório do Tômbwa entra em funcionamento

O bloco operatório do Hospital Municipal do Tômbwa, no Namibe, construído e equipado com tecnologia de ponta, entrou hoje, terça-feira, em funcionamento com a sua primeira cirurgia, a um paciente de 31 anos, ao qual foi retirada uma hérnia.

O novo bloco operatório orçado em mais de vinte milhões de kwanzas conta um serviço de atendimento de saúde mais especializado, para melhor satisfação dos utentes.

Inaugurado pelo governador, Archer Mangueira, o bloco vai diminuir a frequência e transferência de doentes para a capital da província, Moçâmedes , sobretudo de mulheres gestantes, atendendo cirurgias de pequeno e médio porte.

De acordo com o médico-cirurgião, Luís Cardoso, que realizou “com sucesso” a primeira cirurgia, o bloco  vai responder à demanda dos pacientes, pois está totalmente equipado e ajuda a realização, com segurança, de qualquer operação.

O governador provincial disse, na ocasião, que o novo equipamento vai imprimir melhor atendimento aos cidadãos e diminuir o risco de morte por transferências.

O Tômbwa torna-se o segundo município da província a agregar aos serviços operatórios, depois de Moçâmedes.

A província do Namibe passa assim a contar com três blocos, o do Hospital provincial “Ngola Kimbanda”, o materno-infantil e o do Tômbwa.

O município da Bibala será o terceiro a ser contemplado com uma infraestrutura do género ainda este ano, segundo o responsável do sector.

Por: Angop

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading