ORDEM SUPERIOR: Isabel dos Santos orienta ACJ a retirar nome de Samakuva, Numa e Lukamba Gato da lista da UNITA

Isabel dos Santos vingou-se das altas figuras da UNITA que deram parecer negativo na celebração da aliança com ACJ e orientou a remoção de seus nomes na lista final do partido remetida hoje ao TC.

A empresária angolana, ISABEL DOS SANTOS, que tem patrocinado a UNITA mediante algumas condições impostas fruto da aliança criada com ACJ, actual presidente do partido, orientou ontem à noite, 20 de Junho de 2022, que os nomes de Isaías Samakuva, Abílio Kamalata Numa e Lukamba Gato fossem retirados da lista remetida hoje ao TC. Segundo a nossa fonte, Isabel dos Santos não tolerou a discordância apresentada por estas figuras no acto de consumação da aliança, e como retaliação, impôs a sua primeira medida na qualidade de “presidente sombra” da UNITA.

Como consequência dessa medida, considerada surpreendente internamente (entre os militantes da UNITA), há rumores que apontam que Isaías Samakuva, Abílio Kamalata Numa e Lukamba Gato estarão de saída da UNITA e lamentam o caminho que o partido do galo negro tem trilhado sob a liderança de ACJ.

É importante sublinhar que a ligação de ACJ à empresária angolana Isabel dos Santos surge no âmbito de um acordo estabelecido no ano passado (2021), que compreende, em caso de vitória de ACJ nas próximas eleições, um futuro perdão dos crimes de corrupção que pesam sobre a empresária, filha do ex-presidente da República, que passaria igualmente a apoiar a UNITA financeiramente, passando a ser a “primeira figura do partido”, embora “nas sombras”, deixando as questões oficiais sob responsabilidade de ACJ, que é o presidente legítimo do partido.

Feito o acordo, há relatos que as figuras acima mencionadas terão discordado quanto a criação de uma aliança com os “dos Santos”, sendo que desde então, altas figuras do partido, destacando nesse caso, José Pedro Katchiungo, terá confrontando ACJ, resultando assim no seu afastamento, como já é de domínio público.

Com o aproximar da data limite da entrega das listas oficiais dos partidos concorrentes às Eleições Gerais ao TC, e tendo em conta o receio de regressar ao país fruto dos processos de corrupção que pesam sobre si, Isabel dos Santos convocou ACJ para que este fosse ao Dubai receber instruções e a aprovação da lista final de candidatos do partido. Segundo a fonte, ACJ recebeu a “luz verde” de Isabel ontem à noite, tendo enviado imediatamente a lista por “email” ao Deputado Nelito Ekuikui, para que este tratasse do assunto com as áreas afins e que ainda nessa manhã os documentos fossem remetidos ao TC, destacando a REMOÇÃO DOS NOMES DAS FIGURAS SUPRACITADAS.

Com isso, mais uma polémica está instalada na UNITA, e segundo os relatos que nos chegam, a onda de protestos e descontentamento no seio do partido é enorme.

Deixe uma resposta

%d