O apagar da história na UNITA: Esposa de ACJ acima de Samakuva na lista oficial do galo negro

Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, ao que tudo indica, está disposto a continuar com o seu trabalho de apagar o nome de figuras históricas do partido enquanto durar o seu “império” no galinheiro, marcado por vários relatos de actos de ditadura, resultantes em suspensões, expulsões e até mortes, principalmente àqueles que defendem a “ideologia savimbista”. Dessa vez, o que não constitui surpresa alguma, colocou o ex-Presidente Isaías Samakuva várias posições abaixo de sua esposa na lista oficial de membros do partido ao TC, reduzindo assim a importância dessa figura na UNITA actual.

Desconhece-se como se está a fazer o tabuleiro dos quadros da UNITA para uma hipotética governação após as eleições gerais de Agosto próximo em 2022, mas se diz que nos próximos dias ACJ terá a coragem de divulgar a lista de deputados para o mandato de 2022/2027.
Mas tem sido consensual nas hostes dos maninhos, devido a integração na lista de pré campanha a deputados a Assembleia Nacional de membros alheios ao galinheiro.
Da lista de Luanda em que Nelito Ekuikui é o timoneiro, já está a criar contestações e tumultos e até uns pretendem ir nas vias de factos contra o “menino” da capital, tudo porque vai entrar um desconhecido na organização, que é o professor universitário, Nelson Pestana Bonavena, em nome do BD, e nos acordos da FPU e também mais dois integrantes do projecto político PRA Já Servir Angola, como é o caso de Xavier Jaime e Leonel Gomes, e neste caso a UNITA, poderá indicar apenas dois, que é o caso de Nelito Ekuikui e o seu adjunto e os restantes ficam como suplentes.
Sabe-se apenas que ACJ reservou o lugar de Presidente da República para ele e no comício do Cazenga no mês passado, foi apresentada pela primeira vez a futura primeira dama, que também vai constar na lista, e que estará no número dez.
Para o lugar de vice-presidente está indicado o seu amigo Abel Epalanga Chivukuvuku que já garantiu jamais vir a ser figura decorativa e para presidente da Assembleia Nacional, Filomeno Vieira Lopes pela coragem demonstrado com a UNITA.
Três figuras, com tantas outras de peso histórico dentro do Galo Negro 🐓 que passarão a mandar na UNITA, e tudo indica que o grupo parlamentar possa ser presidido por um quadro militante do BD.
A lista de deputados do Galo Negro 🐓, o filho do líder fundador está zangado pelo seu nome constar no número cinquenta, e já consideram que ACJ é o pior presidente que a UNITA já teve ao longo da sua história, e em função disto estão de costas viradas, e tal como o general Abílio Kamalata Numa, que constam na posição cem.
E nos bastidores da UNITA pensam em tumultos quando a lista sair a público, e ACJ, não pretende retificar e já é notório a presença de muitos militantes e simpatizantes a sede da presidência da UNITA na Maianga.
É o tudo ou nada dos que se julgam com mérito para integrar a lista do seu partido nas eleições gerais de Agosto próximo ou dos que se acham com capacidade para continuarem a figurar na lista.
Sabemos também que ACJ, preteriu Isaías Samakuva na posição quarenta e Lukamba Paulo Gato 🐱🐈 está na posição treze. A presidente da Lima, se encontra na posição quinze, e o jovem da Jura está na posição vinte e o secretário-geral e o adjunto estão na posição dezasseis e dezassete. Marcial Dachala o porta-voz da UNITA está na nona posição.
Afrikano Kangombe, David Kisadila, estão na posição oitenta e oitenta e um. Marcolino José Carlos Moco e Francisco Viana, em nome da sociedade civil, também foram chamados, ocupam as posições trinta e vinte e nove. E os provenientes da falida FPU nenhum está nos confins da lista.
A menos de dois meses do pleito eleitoral, e parece estranho, a esta altura a UNITA já tinha divulgado a lista dos seus deputados, e na era ACJ está a esconder a sete chaves, tudo porque os nomes que constam não fazem parte da organização e quando divulgarem vai criar muita polémica, por isso o temer do teimoso e aprendiz de política, ACJ.
ACJ está a ter muitas dificuldades em apresentar a lista dos deputados da UNITA, porque, prometeu a muitos jovens, sobretudo os Revus, que ele demarcou e os mesmos estão furiosos, porque o líder da UNITA, o aprendiz em política, agora está a dar uma de vila Diogo, aqueles imaturos que sonhavam que seriam deputados pelo Galo Negro 🐓, agora lhes estão a exigerem para se inscreverem na FPU para constarem da tabela.
A mesma coisa está acontecer com os jornalistas que escreviam textos de opinião nas redes sociais para atacarem e ofenderem todos os que se mostram contra os maninhos em particular na figura de ACJ, em detrimento de militantes da UNITA, que também sonham em estar representados na Casa 🏡 das Leis, e não se esquecendo a velha guarda do galinheiro.
Todos os prometidos de ACJ pretendem ir no parlamento bater uma soneca em vez de analisarem e discutirem minuciosamente os diplomas, e para tal estarão mais preocupados nos carros de luxo, salários altos, benesses e que pretendem fazer dois mandatos para terem a reforma vitalícia.
Estamos bem atentos para ver a lista dos maninhos, com a inclusão dos nomes dos jornalistas e dos membros da sociedade civil, que tem salários do grupo parlamentar do Galo Negro 🐓 que escrevem contra o MPLA, versus Jlo, é o que mais nos interessa para vermos realmente o que temos escrito se é verdade ou não.
Mais o grupo dos assalariados de ACJ, baixou muito nos textos de perseguição contra Jlo, apenas um delfim persiste, porque tem recebido avenças nas mãos de ACJ desde 1992 no Huambo.


Por: Domingos Cazuza

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: