POLÍTICA

PRS pede prorrogação do prazo do registo eleitoral

O secretário do PRS na província do Huambo, António Soliya Selende, solicitou hoje, quarta-feira, ao Ministério da Administração do Território a prorrogação do prazo do registo eleitoral, para 31 para mais de 30 dias.

Segundo o responsável, que falava em conferência de imprensa, a pouco menos de 22 dias para o término do processo, é importante o alargamento do prazo, de modo a permitir que mais cidadãos possam ser registados e terem a legitimidade de votar nas eleições gerais, previstas para o mês de Agosto.

António Soliya Selende aponta para a existência, desde o princípio, de dificuldades de funcionamento dos equipamentos tecnológicos, para além das longas distâncias, como os principais factores da fraca adesão dos cidadãos aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP).

“Face à situação, pensamos que os restantes 22 dias não poderão ser suficientes  para que se atinjam os objectivos desejados e permitir que toda população votante do país e da província, em particular, possam cumprir com seu dever cívico”, referiu.

Em resposta, o director do Gabinete dos Registos e Modernização Administrativa do na província do Huambo, Abel Lucamba, considerou satisfatório o andamento do registo eleitoral na província, assegurando terem sido já ultrapassados todos os constrangimentos que interferiam no processo, iniciado em finais de Setembro de 2021.

Disse estarem em funcionamento 40 balcões únicos de atendimento ao público nas 37 comunas da  província do Huambo, para além das equipas de destacamentos que estão a trabalhar pontualmente, incluindo aos sábados e feriados.

O responsável descartou a possibilidade da prorrogação do prazo do registo eleitoral na província do Huambo, salientando que em 22 dias é possível atingir a meta estabelecida, acima dos 400 mil cidadãos, que completam 18 anos e  que tenham mudado residência.

Desta cifra, disse, mais de 50 por cento já efectuaram o seu registo, enquanto os demais e, em função da dinâmica de funcionamento dos BUAP, com a adopção de novas estratégias, entre as quais a eliminação da emissão do Cartão de Munícipe, estão em condições de fazê-lo até ao próximo dia 31.

Com uma área de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e 3.387 aldeias, vivem no Huambo, Planalto Central de Angola, mais dois milhões 600 mil habitantes.

Nas eleições passadas, realizada a 23 de Agosto de 2017, a região contou com uma população eleitoral de 783 mil 196 eleitores.

Por: Angop

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading