Eleições 2022: Bispos da Igreja Católica em Angola manifestam interesse político… Vão concorrer?

De acordo com Ismael Mateus, tendo em conta o interesse político manifestado, os Bispos deviam concorrer nas Eleições gerais desse ano.

Ismael Mateus fez uma reflexão sobre o interesse de certos Bispos da Igreja Católica em Angola – que insistentemente desviam-se dos assuntos que caracterizam a religião que os mesmos representam – passando estes a dedicarem os seus “tempo de antena” em determinados fóruns para abordarem questões políticas, fazendo campanhas de propaganda e contra.propaganda política visando partidos políticos angolanos concorrentes às próximas eleições gerais de Agosto desse ano. Será que há algum interesse oculto que motiva líderes religiosos a “migrarem” para o campo político?

A igreja católica faz tanta questão de se meter na política partidária que deveria apresentar um dos seus bispos como candidato. Em todo o mundo a igreja está virada para os seus problemas, entre os quais a pedofilia. Aqui, não. O tema central e entrar no jogo político partidário. Então ganhem coragem. Assumam o desafio. Mesmo com as batinas entrem no boletim do voto para ter legitimidade. Num país laico e com tantas igrejas ser religioso não dá legitimidade para falar pelos restantes cidadãos. Isso só se consegue com o escrutínio eleitoral. Quem sabe, o próximo presidente possa um desses bispos que tanto amam o povo.

Sairíamos todos a ganhar!
Acabaríamos com esse jogo do esconde esconde. Assumiriam uma candidatura, um candidato e um projecto político. Seria mais honesto e mais corajoso do que essa luta velada contra o governo.
Mas como já disse noutras ocasiões, o governo levou a igreja católica ao colo, com beijinhos, paninhos quentes e concordatas, agora a, banga mbote sakidila xoto, não se podem queixar.
Bem feito. Agora aguentem…!!!


Por: Ismael Mateus

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: