SOCIEDADE

Taxistas passam a estar inscritos na Segurança Social e governo garante profissionalizar actividade

Um dos pontos levantados pelas associações dos taxistas, promotoras da paralização da actividade na segunda-feira em sete províncias, refere-se a inclusão dos operadores de táxis no sistema nacional de segurança social e a profissionalização da actividade.

Depois da reunião realizada esta sexta-feira (14) com o governo provincial de Luanda, associações dos taxistas e administradores municipais, o presidente da Associação dos Taxistas de Angola (ATA), Rafael Inácio, disse à JdB que, apesar de não haver um “timing”, os problemas serão resolvidos.

“O certo mesmo é que, a sua excelência senhora governadora, criou uma comissão que doravante irá responder às preocupações remetidas no nosso caderno reivindicativo”, adiantou.

Segundo Rafael, a comissão está criada, razão pela qual estiveram presentes todos os administradores, bem como os representantes da comissão multissetorial de Combate e Prevenção  à Covid-19.” 

Revelou, ainda, que soube através do director do INSS, que já se elaboborou um decreto que vai dar entrada à Assembleia Nacional para a sua aprovação, a fim de regulamentar a actividade.

“O director Blanche Xendovava garantiu que já está criado o decreto, vai ser remetido à Assembeleia para a sua aprovação e depois começar então a trabalhar para a inserção dos taxistas na segurança social.”, avançou. 

O líder associativo está confiante com as propostas avançadas na reunião presidida pela governadora de Luanda, “a sua excelência senhora governadora também mostrou-se bastante disponível e preocupada na resolução dos problemas que aflingem os taxistas, desde o excesso de zelo por parte da polícia, exclusão dos taxistas às políticas do Estado”, realça.

Ainda de acordo com Rafael Inácio, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho garantiu que, a nível da província de Luanda vai-se fazer alguma coisa, uma delas tem que ver com a exclusão dos taxistas circularem em algumas zonas.

“Portanto, foram esses pontos que se rebateu e temos a plena certeza que serão resolvidos para a felicidade dos nossos associados e dos taxistas duma forma em geral”, informou.

 O director do serviço provincial de segurança social em Luanda, Blanche Xendovava, confirmou que o INSS e o governo da província trabalham com as associações dos taxistas para a inclusão dos homens dos “azuis e branco” no sistema de segurança social. 

Blanche sublinhou que está em elaboração instrumentos, para a inclusão dos taxistas na segurança social e regulamentar a actividade.
“O trabalho de inserção deve ser feito de forma conjunta, a contar com o envolvimento das entidades patronais dos taxistas”, refere.

Por: JDB

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading