NACIONALOPINIÃOPOLÍTICA

Analista político SMITH CHICOTY aponta uma UNITA dividida e instável em pleno ano eleitoral

«Já não há voltas a dar, nem emendas a fazer, UNITA parte dividida em alas para as próximas eleições, subdivididas em manto de “reatalho”», disse o analista político.

Há pouco menos de nove meses das eleições, está a vista uma ruptura histórica sem precedentes a vários níveis no seio do Galo Negro, facto mais do que suficiente para levar a UNITA a um descalabro eleitoral no próximo pleito. Adalberto, um político que se pretendia calejado, comete mais um gravíssimo erro estratégico ao pautar pela política do chicote às vozes dissonantes ao seu reinado, que diga-se de passagem assemelha-se bastante ao absolutismo, pois não há traços de democracia que se lhe reconheça!

Às portas das eleições, ao decidir de forma leviana e ditatorial suspender históricos militantes do Galo Negro, dentre os quais se destacam: Zé Pedro Cachiungo, Manuela dos Prazeres, José Eduardo, Kapango, etc, ACJ descarrega um carregador de AK-M no próprio pé, demonstrando ser um desconhecedor dos contornos históricos, étnicos, culturais e militares que norteam a UNITA; ante aos elevados níveis de insatisfação interna contra si que vão minando dia pós dia a coesão interna na UNITA em ano eleitoral. “Os níveis de insatisfação interna contra este Senhor [ACJ] é hoje cada vez mais generalizado, vai tomando decisões arbitrárias e ditatoriais como se o partido se tratasse de sua propriedade privada.Muitos de nós os Mais Velhos nada podemos fazer, sob pena de ser a próxima vítima da mão pesada deste Ditador…” – Citávamos um alto dirigente da UNITA que falou para o nosso portal sob anonimato..Ao reprimir, perseguir, suspender e expulsar genuínos filhos da UNITA que com o Dr. Savimbi mantiveram a UNITA nos momentos mais difíceis (tempo de guerra), Adalberto rompe com a tradicional base social de apoio eleitoral da UNITA que do ponto de vista histórico é eminentemente rural.

Adalberto comete erros de cálculo de palmatória, vivendo o sonho de uma falsa avalanche de apoio externo, patente em apoio interesseiro de um grupo de mercenários da caneta, que do ponto de vista técnico eleitoral consideram-se eleitores voláteis ou indecisos.ACJ comete um segundo gravíssimo erro de palmatória política, descurando a necessidade de união e coesão da UNITA, distanciando-se da tradicional base social de apoio da UNITA, descartando o voto étnico; jogando todas as fichas em mercenários externos (Dito, G.Campos, J.Gama, Hitler, O. Kilumbo, A.Aguiar e companhia), cuja missão é influenciar e forçar os órgãos da UNITA a tomada de decisões conforme os maléficos e inconfessos desígnios do Senhor Adalberto. “Mesmo ele o Adalberto que está a fazer essa vingança e sassassa contra os outros está a se esquecer que o TC ainda não lhe anotou o Congresso e que havendo um volt-face poderá ser obrigado a comer um prato servido frio…” – Citávamos um segundo alto dirigente da UNITA, desabafando ontem para o nosso Portal.

Por: SMITH CHICOTY

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading