Ícone do site FOLHA9

“Houve oportunismo populista”

O Secretariado do Bureau Político do MPLA repudiou os actos de vandalismo, praticados por alguns cidadãos contra as instalações do Comité do MPLA no Benfica.

De acordo com o comunicado, o MPLA afirma que houve um “condenável aproveitamento populista de um assunto que está a ser atendido pelas entidades competentes”.

No documento, o partido no poder chama a atenção para o perigo que essa “irresponsável e gratuita manipulação” pode vir a provocar na vulnerabilidade de outras estruturas públicas e privadas, designadamente político-partidárias.
Esses actos, acrescenta o documento, vieram acompanhados de “um reiterado desacato instigante à desordem e à violação da tranquilidade pública”.

Neste sentido, o Secretariado do Bureau Político apela aos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, a manterem-se calmos e serenos, abstendo-se de provocações e corporizando uma regra estatutária defendida enquanto Partido que promove a paz e a estabilidade.

Apela igualmente aos seus militantes e simpatizantes deixarem que as autoridades competentes assumam o devido protagonismo no tratamento de todos aqueles que estejam a agir contra os princípios constitucionalmente consagrados, por estarem a beliscar a ordem e a tranquilidade públicas.

“O Secretariado do Bureau Político do Comité Central exorta o povo angolano e a juventude, em particular, a não embarcar em actos de vandalismo e manterem-se vigilantes para que a paz arduamente conquistada não seja posta em risco e aos cidadãos menos avisados, a respeitarem sempre a Constituição, as normas de sã convivência, a denunciar e a demarcarem-se de actos de desacato que os podem colocar em conflito com a Lei e prejudicar seriamente o seu futuro”, lê-se no documento.

No sentido de preservar a paz, a estabilidade e a desaconselhar actos de desrespeito à autoridade, o Secretariado do Bureau Político do MPLA apela e encoraja os órgãos policiais e os que intervêm no sistema de justiça a imprimirem celeridade e punição exemplar de todos que beliscaram e venham a beliscar a garantia da protecção dos direitos individuais e colectivos, fazendo com que possam exercer a cidadania responsável em segurança.

Por: JA

Sair da versão mobile