Manobras de ACJ com marimbondos decepcionam a juventude: “Não é essa UNITA que esperávamos”

Uma análise em torno daquilo que têm sido as reacções da sociedade angolana ante ao comportamento do principal partido da oposição (UNITA), demonstrou que há DESILUSÃO no seio daqueles que, pelo que ouviam nos discursos da liderança da UNITA, viam ESPERANÇA para Angola. Porém, tendo em conta as recentes revelações que apontam à uma aliança entre ACJ e alguns marimbondos, alguns jovens angolanos que chegaram mesmo a depositar confiança no actual líder da UNITA, ficaram decepcionados com o mesmo por revelar uma outra personalidade, que por sinal não difere daquilo que tem criticado do actual Governo, mostrando assim que a UNITA não põe em prática aquilo que “vende” nos discursos de propaganda política.

A UNITA, que até meados de 2021, parecia ter a simpatia do povo a seu favor, principalmente fruto das campanhas de propaganda política que têm feito nas redes sociais, viu essa “vantagem” reduzida com o surgimento de várias situações que mancharam o nome do partido revelando desorganização interna e falta de acções reais que poderiam ser úteis para convencer os eleitores.

Primeiramente, os problemas internos que resultaram na perseguição entre os militantes, uns que defendiam a continuidade de Isaías Samakuva na liderança da UNITA, e outros que vejam ACJ como o líder ideal para o partido. Essa divisão causou vários problemas, uns acabando em agressões, e outros em trocas de fortes acusações (ameaças de morte), tendo essas questões demonstrando uma certa fraqueza do partido, bem como a incapacidade da actual liderança no que diz respeito a gestão de conflitos internos. É importante realçar que o povo não ficou alheio à esses problemas da UNITA, e desde então muitos demarcaram-se daquilo que era a manifestação de apoio ao partido, por não apresentar garantias de que faria melhor que actual partido no poder (MPLA) caso viesse a assumir o país um dia.

A situação para o partido do “galo negro” tende a agravar-se dia após dia com o surgimento da informação sobre a aliança que ACJ criou com figuras ligadas à corrupção que atrasou o desenvolvimento do país. Foi revelado nos últimos dias que a UNITA tem recebido secretamente financiamento vindo de Isabel dos Santos, Higino Carneiro e outros, que viram em ACJ a solução para escaparem do crime de corrupção que pesa sobre eles.

Essa situação tem deixado o povo decepcionado com a UNITA, pois a aliança do partido com “marimbondos” é a prova de que ACJ esteja agora a revelar a sua real identidade, e que a UNITA está a seguir um caminho que sempre condenou publicamente. Desse modo, ficamos com a ideia de que os pronunciamentos de ACJ não passam de discursos políticos para manipulação de eleitores.

Por: Ana Cristina Miguel

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: