Governo reforça iluminação pública
A rua da ponte sobre o rio Cambamba (ponte do Kamorteiro), no município de Talatona, em Luanda, não possui, por enquanto, infra-estruturas para a instalação de iluminação pública, mas deverá ser iluminada em breve, garantiu o director provincial de Infra-estruturas do Governo Provincial, Kalunga Kissanga.
O responsável referiu que apesar desta via não constar no Programa de Emergência para Restauração e Manutenção da Iluminação Pública em Luanda deverá ser iluminada. Kalunga Kissanga recordou que a recuperação da ponte e da estrada esteve sob responsabilidade do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território ( MINOPOT) e devia ter sido contemplada, também, a iluminação pública.
O presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), Hélder Adão, esclareceu que a primeira fase do programa de recuperação foi dedicada a um conjunto de ruas do centro da cidade e a segunda fase, que é mais alargada, inclui avenidas extensas, como a Via Expressa, Lueji Nkonde, estrada de Cacuaco, rua da Fubu, Calemba 2 entre outras.
Adiantou que os empreiteiros da componente técnica, na primeira fase, tinham a responsabilidade de fazer a manutenção dos postes por seis meses e nesta segunda fase as empresas devem cuidar dos postes de iluminação pública durante um ano.
A ronda teve início na Avenida Pedro de Castro Vandúnem Loy, já quase iluminada na totalidade, estendeu-se para o interior do município de Talatona, onde algumas ruas encontram-se às escuras, como a da Vana.
Durante a constatação foi possível ver algumas dezenas de postes apagados, particularmente na zona do Nova Vida, situação que deve ser resolvida nos próximos dias pela equipa técnica responsável pela recuperação dos postes. A delegação percorreu as ruas do SIAC, Mirantes e mundo verde, em Talatona, e a estrada da Samba, Benfica e Avenida 21 de Janeiro, zonas que já beneficiaram da empreitada.
A primeira fase do programa de emergência para restauração e manutenção da iluminação pública em Luanda, que iniciou em Julho do corrente ano, contemplou as Avenidas Murtala Mohammed, Deolinda Rodrigues, 21 de Janeiro e Ho-Chi-Min.
Esta segunda fase está avaliada em oito mil milhões de kwanzas. O programa de recuperação e iluminação pública fez com que mais de 300 estradas secundárias e terciárias da província de Luanda estejam iluminadas, numa altura em que decorram diversas acções sociais.
Por: JA