Primeira-Dama coabita com as crianças de lares
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, realiza sexta, a partir das 14h00, no Jardim da Cidade Alta, uma Festa de Natal para crianças provenientes de lares de acolhimento da província de Luanda. Este ano só farão parte do evento cerca de 100 crianças devido ao contexto da pandemia da Covid-19.
Pretende-se, com a mesma, intensificar a “chama” dos bons sentimentos dentro dos corações e celebrar a quadra festiva com mais esperança, fé, resiliência, amor e profundo sentido de gratidão à “grande” família angolana.
A realização da festa conta com o suporte da sua plataforma “Roda do Amor”, que se propõe a proporcionar às crianças um momento de aprendizagem e promoção de valores que vão beneficiar as famílias angolanas e a Nação.
A “Roda do Amor” tem plantado, há cinco anos, os valores de família, celebrando a Nação, como uma grande família, com uma forte identidade cultural, moral e cívica, comprometida com o bem-estar de todos os angolanos.
“Juntos, ao longo destes anos, compartilhamos bons e maus momentos, abraços, sorrisos, histórias, sonhos e muita solidariedade”, lê-se no comunicado sobre o evento.
Em 2020, em observância às normas e directrizes impostas pela pandemia da Covid-19, foi feita a distribuição do “Kit Roda do Amor”, que continha uma reedição do livro “O Imbondeiro que Queria ser Árvore de Natal”, da escritora Cremilda de Lima, brinquedos, material de biossegurança e cabaz de Natal para as crianças dos 5 aos 14 anos de idade, em 17 lares de acolhimento nas províncias de Luanda, Cuando Cubango, Uíge, Huambo, Moxico e Lunda Sul, perfazendo cerca de 1.320 meninos.
Com o gesto, procurou-se semear valores como esperança, união, paz e alegria, através da fantasia transmitida pela literatura infantil.
Em 2019, o documento lembra que foi realizada a festa de Natal da Criança, sob o lema “Valorizando a Família,” com mais de 300 menores de idade de seis lares de Luanda, com o intuito de fortalecer e resgatar os valores associados ao conceito de família, nomeadamente, união, tolerância, amor, respeito, estima, solidariedade, amizade e enaltecer a importância de se valorizar os mais próximos, aproveitando a sua companhia, protecção, presença e influência.
Já em 2018, prossegue o comunicado, disseminou-se, sob o lema “Partilhando Solidariedade”, a mensagem segundo a qual a magia de Natal deve ser perene e não apenas um gesto de momento.
“Nesta data, a Roda do Amor levou alegria e amizade à Unidade de Pediatria do Hospital Geral de Luanda, onde a Primeira-Dama da República acarinhou as crianças internadas”, descreve o documento.
Antes (2017), o Natal das crianças teve como tema “Roda do Amor: um Natal para a Vida”, associado à igualdade e equidade nos direitos das crianças angolanas com o intuito de cultivar nelas o sentido de responsabilidade, espírito de grupo, disciplina, racionalidade e amor ao próximo.
Por: JA